{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

M2D: Soluções holísticas de eficiência em plantas renováveis

M2D: Soluções holísticas de eficiência em plantas renováveis

Especializado em monitoramento inteligente, o M2D incorpora tecnologias autônomas de hardware e software para melhorar a eficiência na produção empresarial e em plantas renováveis por meio de soluções personalizadas de Inteligência Artificial (IA).

{{item.title}}

É difícil imaginar um mundo onde a tecnologia não desempenhe um papel essencial em nossas vidas diárias. Desde o modo como vivemos até o como trabalhamos, as soluções digitais transformaram as tarefas diárias em mais eficientes que nunca. O século 21 deu margem para o transcender da inovação, especialmente ao que diz respeito à tecnologia capaz de realizar tarefas complexas de modo autônomo, poupando funcionários de riscos evitáveis.

A revolução dos robôs autônomos teve um impacto global e sua participação no mercado deve chegar a US$ 145,5 bilhões de dólares até 2026. Tais robôs apresentam uma vasta gama de uso: já foram utilizados para entretenimento, companhia humana, veículos, cirurgias médicas, instalações industriais e vários outros fins.

No setor de energia, essas soluções inovadoras ajudam os humanos a chegarem em espaços difíceis e/ou remotos, a fim de otimizar a qualidade de nossas plantas operacionais por meio de monitoramento contínuo. M2D é uma, entre as notáveis startups, que têm contribuído para o desenvolvimento da robótica neste setor. Desde 2017, a empresa vem colaborando conosco na automatização de supervisão e de manutenção dos sistemas fotovoltaicos por meio da utilização de sistemas robóticos autónomos e programas de controle inteligente. Conversamos com Davide Marano, CEO da M2D, para aprender mais sobre a empresa e sua tecnologia, o compromisso com a sustentabilidade e como não deixar de evoluir em meio à crise de saúde global.

 

Soluções que desenvolvem dados de negócio

Construir uma startup pode ser uma longa jornada, mas quando você começa a atingir os objetivos da sua empresa, é muito gratificante. Fundada em 2009, a M2D Technologies foi inspirada pela paixão por desenvolvimento de software e sistemas robóticos, assim como, pela visão de um futuro em automação altamente tecnológico”, revela Marano. Agora, dez anos depois, M2D evoluiu de um modelo de negócio de consultoria para um modelo de empresa baseada em produtos com foco no desenvolvimento de plataformas de monitoramento inteligentes, que combinam inteligência artificial (IA) e robôs autônomos para aprimorar a eficiência em plantas renováveis. Marano reconhece que “prevenir falhas no sistema e agir rapidamente são dois dos maiores desafios que pretendemos resolver”. Ao melhorar a eficiência da produção por meio de suas soluções robóticas personalizadas, o M2D oferece resultados em nível de eficiência de custos e geração de valor.

{{item.title}}

Ultimamente, a empresa vem trabalhando no aprimoramento de sua solução de manutenção preditiva: Helios Pro, que tem como objetivo melhorar o controle de qualidade em plantas renováveis. “Combinando análises de big data com tecnologias de IA para prever falhas e ineficiências do inversor”, esclarece Marano. O CEO da M2D informa: “a plataforma será integrada a sistemas de direção autônoma e à aquisição de dados em plantas de energia renovável, economizando tempo e outros recursos”. Helios Pro está sendo lançado em nível global e já é utilizado no Chile, no Peru, na África do Sul, na Grécia e no México.

Além dos desafios que a M2D ajuda seus clientes a resolver, Marano e sua equipe são cientes da responsabilidade social que têm como startup. “Ao colocar as pessoas no centro do desenvolvimento e crescimento contínuo, acreditamos piamente que a IA e os robôs autônomos são elementos-chave para um futuro sustentável e uma vida melhor”, conta o CEO. Usando uma energia mais limpa e processos de produção mais eficientes, continuamos progredindo na transição energética.

 

A mudança é vital e o futuro é claro

Sem dúvida, o ano de 2020 foi um ano de mudança, aceitação e adaptação ao mesmo tempo que mostrou o melhor de muitas pessoas e empresas. Para a M2D, o ano que passou fortaleceu sua resiliência e permitiu a empresa de crescer e inovar. A respeito, Marano observa, “Ganhamos ainda mais consciência de como o mundo vem se movendo rapidamente em direção a um futuro sustentável e digital”. E acrescenta: “por meio de nossas plataformas de IA e sistemas autônomos, pretendemos melhorar ineficiências, reduzir desperdício e ser motor de desenvolvimento e mudança”.

Para a Enel, trabalhar lado a lado com M2D na co-criação destas soluções sustentáveis foi um sucesso ao que diz respeito à ampliação da eficiência das nossas plantas renováveis em todo o mundo. Como conta Marano: “A Enel tem sido fundamental em nosso processo de crescimento, garantindo o acesso aos dados e às infraestruturas necessárias para podermos enfrentar os problemas de big data e criarmos um business case sustentável”. 

À medida que a startup aumenta e amplia suas soluções para mercados mais amplos, continuaremos a trabalhar juntos, coletar dados quantitativos e qualitativos e testar novas tecnologias por meio de nosso Innovation Hub e Lab de Catânia. Com um objetivo comum em mente e a visão holística da M2D em eficiência de planta renovável, conduziremos as mudanças necessárias para um futuro mais autônomo.