{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Técnicas de pesquisa inovadoras para detectar pequenos achados arqueológicos superficiais em grandes áreas

Técnicas de pesquisa inovadoras para detectar pequenos achados arqueológicos superficiais em grandes áreas

{{item.title}}

O “Innovation Global Power Generation” lançou, em cooperação com a E&C (Engineering and Construction), o desafio “Técnicas de pesquisa inovadoras para detectar pequenos achados arqueológicos superficiais em grandes áreas” em busca de soluções inovadoras e de detectar automaticamente pequenos achados arqueológicos em grandes áreas, melhorando os levantamentos arqueológicos durante as fases preliminares de projetos de desenvolvimento preservando, assim, o patrimônio histórico e cultural.

Duas soluções interessantes foram selecionadas: um instituto acadêmico chileno e uma startup francesa. Ambas forneceram técnicas de detecção de anomalias semelhantes, baseadas em algoritmos de Inteligência Artificial (IA), capazes de identificar achados em fotos tiradas com drones. A metodologia já havia sido testada em uma área arqueológica pela Universidade Chilena. Por isso, oferecia um algoritmo já treinado, que poderia ser adotado rapidamente.

Atualmente, as duas soluções estão em fase de testes no âmbito de um projeto de Inovação, sendo otimizada para adoção em escala global.