{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

i-EM: emponderando o futuro sustentável com análise de dados

i-EM: emponderando o futuro sustentável com análise de dados

i-EM é uma startup italiana fornecedora de soluções de análise preditiva avançada para o gerenciamento inteligente de energia de redes inteligentes, permitindo a otimização da tomada de decisão via aprendizado de máquina, conhecimento de satélite e “Big Data”.

{{item.title}}

A análise de “Big Data” desempenha um papel crucial na redução do consumo de energia e na melhoria da eficiência energética. Na verdade, espera-se que o mercado de análise de “Big Data” no setor de energia cresça a uma taxa composta de crescimento anual de 10,22%, no período 2020-2025. A coleta de dados é apenas o começo. Compreender todo o processo, desde sua coleta até a implementação de insights acionáveis, é o que agrega valor aos serviços de análise de dados.

Os algoritmos de aprendizado de máquina são usados para entender os processos em tempo hábil e extrair informações valiosas a partir de dados heterogêneos. É exatamente assim que a startup i-EM agrega valor por meio de seus serviços. “Com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina, podemos trabalhar com dados em todos os estágios, desde a coleta e armazenamento até a implementação de ações. Assim, entendemos a qualidade dos dados que chegam ”, afirma o Diretor Técnico da i-EM, Ciro Lanzetta.

 

“Você pode extrair informações sem saber sobre o setor. Alcançar um equilíbrio entre a experiência de dados e a experiência de campo é o que agrega valor aos nossos clientes”

Ciro Lanzetta, Diretor Técnico da i-EM

 

Otimizando a análise de campo para decisões mais inteligentes

A i-EM foi fundada em 2013 como uma subsidiária italiana da empresa de sensoriamento remoto Flyby. O i-EM fornece soluções avançadas de análise preditiva para o gerenciamento de energia de redes inteligentes e usinas de energia renovável, permitindo a otimização da tomada de decisão por meio de aprendizado de máquina, dados de satélite e conhecimento de “Big Data”. Lanzetta afirma, “a missão da nossa empresa é fazer previsões para redes inteligentes, para permanecerem gerenciáveis caso ocorram incidentes sem precedentes”. Em suma, o i-EM fornece aos participantes do setor de energia, incluindo os usuários finais, consciência em tempo real sobre a rede e seus elementos, permitindo-lhes tomar decisões melhores e mais sustentáveis.

{{item.title}}

Lanzetta acrescenta: “Estamos digitalizando nossos campos e nossas fábricas usando ‘Big Data’ e extraindo valores quantitativos e qualitativos. Na energia solar, por exemplo, uma vez que inserimos esses dados em nossos algoritmos e olhamos para possíveis falhas, nossa plataforma envia avisos aos operadores para que eles saibam se uma intervenção em campo é necessária ou se eles devem agendar a manutenção”. Normalmente, a manutenção da planta é realizada sistematicamente, a cada mês ou a cada seis meses. Contudo, ao otimizar essas ações por meio da manutenção preditiva, os custos desnecessários diminuem porque os operadores podem limitar as atividades para quando elas forem necessárias.

Além de usar análises de “Big Data”, a i-EM emprega efetivamente dados de satélite para fornecer informações atualizadas e oportunas de ativos solares, previsões do tempo e categorização do solo, para prever obstáculos e tomar decisões de maneira adequada. Seu serviço de monitoramento de construção baseado em satélite, por exemplo, permite que a i-EM monitore o terreno com imagens e forneça aos clientes KPIs que são relevantes para a construção de novas fábricas.

Com tantas empresas aderindo às tendências de satélite e “Big Data”, tentar localizar o serviço que oferece o maior valor pode ser opressor. Segundo Lanzetta: “Em muitos casos, as empresas vão direto aos dados e não conhecem o setor. No nosso ponto de vista, a diferença é que temos o conhecimento e a experiência em técnicas estatísticas de aprendizado de máquina, bem como em energias renováveis, redes inteligentes e energia solar”.

 

“Para ser um inovador, você precisa ser capaz de visualizar um problema de cenário de mercado e vê-lo como uma oportunidade”
Ciro Lanzetta, Diretor Técnico da i-EM

 

Cocriando para previsões mais inteligentes

A Enel conheceu a i-EM, em 2013, quando a empresa ainda era uma startup. “A Enel foi o nosso ponto de partida e juntos tivemos uma parceria industrial incrível. O que é único em trabalhar com a Enel é que eles têm uma visão clara de para onde o mercado irá. Por exemplo, foi uma das primeiras empresas no mundo a utilizar a digitalização na área da energia ”, conta Lanzetta.

À medida que nossa parceria evolui, aprendemos uns com os outros para oferecer constantemente melhores serviços e explorar novos campos e áreas. Há pouco tempo, co-desenvolvemos uma iniciativa de inovação para monitorar usinas hidrelétricas.

Com uma visão internacional em mente, a i-EM continua a crescer: de sua sede original em Torino, para Livorno no centro da Itália, até Harwell Campus, perto da cidade inglesa Oxford. Lanzetta explica: “por meio de nossos investimentos no Reino Unido, conseguimos penetrar em novos clusters de inovação que se conectam a países como Estados Unidos, África do Sul, Índia e Austrália”. Os serviços da i-EM estão sendo utilizados atualmente em 20 países e monitoram mais de 800 plantas industriais.

Além do trabalho da startup com gestão de redes inteligentes, monitoramento de plantas renováveis, gestão de ativos e previsão de energia, a empresa agora está alcançando uma nova fronteira e desenvolvendo soluções dentro da “e-mobilidade”. O ecossistema neste campo ainda consome muita energia, mas oferece muitas oportunidades para o uso de energias renováveis. A i-EM tem como objetivo usar os dados deste setor para soluções de carregamento inteligente, a fim de equilibrar as redes inteligentes e contribuir para um mundo mais sustentável.

Com muitos objetivos futuros pela frente para a i-EM, uma coisa é certa: por meio da digitalização e automação adequadas, podemos contribuir para um futuro mais verde e sustentável juntos.