{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

LOTaDATA: de dados a percepções práticas para cidades

LOTaDATA: de dados a percepções práticas para cidades

LOTaDATA é uma empresa GovTech e uma das fontes de dados da Enel X, fornecendo, todos os meses, aos projetos da Enel X “City Analytics” trilhões de pontos de dados anônimos e agregados de mais de um bilhão de dispositivos.

{{item.title}}

“Big data” é um termo amplamente usado no mundo da inovação de hoje. Esta abordagem tecnológica ajuda a analisar dados sistematicamente e extrair informações, melhorando o software de aplicação tradicional de processamento de dados. Os dados estão ao nosso redor. Porém, como o mundo pode impulsionar grandes quantidades deles para criar um futuro melhor?

Quando usados corretamente, as percepções de “Big Data” provaram ser úteis no planejamento urbano da nossa sociedade, segurança pública, proteção ambiental, redução da pobreza e, até mesmo, nas questões mais recentes de saúde pública. Como a população global ultrapassa 7,8 bilhões, as informações sobre o movimento humano em todo o mundo são mais relevantes do que nunca porque sem o movimento de bens, pessoas e ideias, as cidades começam a falhar, as economias enfraquecem e as sociedades definham. Tal constatação levou à criação da startup LOTaDATA e à sua colaboração com a Enel X.

A fim de dar uma ideia de como as sociedades estão funcionando bem, esta empresa do Vale do Silício usa inteligência artificial (IA) e tecnologia de aprendizado de máquina para "fornecer conhecimento anônimo sobre a presença, atividade e movimento de pessoas nas cidades e centros povoados em um escala global”, explica o fundador da LOTa DATA, Apurva Kumar. Desde 2018, a startup faz parte do ecossistema de parceiros da Enel X e é uma das fontes de dados que alimentam o Enel X City Analytics, nossa solução de “Big Data” que apóia municípios que precisam de informações de planejamento urbano e clientes privados interessados em fluxos de mobilidade (por exemplo, monitoramento de feiras ou grandes eventos).

 
“O aspecto mais importante de ser um inovador é entender o problema que precisa ser resolvido e, em seguida, encontrar uma solução única e econômica para esse problema”
Apurva “Apu” Kumar, fundador e CEO da LOTaDATA
{{item.title}}

A City Analytics é a solução da Enel X para ajudar a planejar serviços com base na demanda real por meio do processamento sistemático de “Big Data”. Os municípios utilizam-no para tomar decisões em matéria de mobilidade e segurança, organizar o trânsito urbano, dimensionar os serviços e infraestruturas públicas e definir a sua localização.

 

Olhar as pessoas como pontos de dados

Fundada em 2016, LOTaDATA significa “muitos dados” e foi criada a partir da própria ideia de movimento humano. A empresa GovTech usa trilhões de pontos de dados de mais de um bilhão de dispositivos todos os meses para fornecer “percepções atualizadas, precisas e anônimas sobre a presença, atividade e movimento de pessoas”.

Depois de trabalhar com líderes da administração pública nas cidades de San José e San Leandro, a equipe da LOTaDATA obteve informações úteis sobre os pontos problemáticos do governo nessas regiões, densamente povoadas. “Percebemos que um dos maiores desafios que os governos enfrentam é a falta de dados robustos e confiáveis para tomar decisões acertadas”, diz Kumar. Por esse motivo, o CEO e sua equipe assumiram a, “missão de se tornar os administradores de enormes conjuntos de dados geoespaciais”.

Atualmente, a LOTaDATA coleta novos dados diariamente para atualizar seus gráficos de conhecimento em 1.525 cidades em todo o mundo. Esses gráficos reúnem informações do GeoSDK, “um componente de software gratuito, com baixo consumo de energia e incorporável para desenvolvedores de aplicativos móveis que coletam análises geoespaciais, com total notificação e consentimento dos usuários móveis”, explica o fundador.

 

Definindo o futuro do Enel X City Analytics

 “Conhecemos a jovem startup no final de 2018, depois de pesquisar por meio de nosso Centro de Inovação Enel San Francisco. Ao ver o potencial da equipe e de sua solução de coleta de dados, estávamos ansiosos para envolver o startup como uma fonte de dados para o produto Enel X City Analytics que começávamos a desenvolver naquela época ”- diz o Chefe de Cidade Inteligente da Unidade Innovability® da Enel X, Sergio Gambacorta. “Nosso objetivo era desenvolver novos algoritmos e metodologias para estimar a presença de pessoas e fluxos de mobilidade,  qualificar a demanda e o desempenho de ativos urbanos inteligentes, incluindo pontos de iluminação solar, estações de recarga, praças de estacionamento, centros de trânsito, terminais e outdoors de publicidade urbana.” Após 6 meses de prototipagem e teste bem-sucedido do novo produto Enel X na cidade italiana de Bolonha, a solução foi oficialmente incluída no portfólio global Enel X eCity. A LOTaDATA também fez parceria com a Enel X em, “um acordo global estratégico de vários anos para alimentar o produto Enel X City Analytics com dados de localização precisos, anônimos e agregados. O City Analytics tem como objetivo levar inteligência geoespacial para cidades, áreas metropolitanas e centros populacionais urbanos em mais de seis países de todo o mundo ”, afirma Kumar.

Recentemente, e à luz dos eventos globais atuais, a Enel X envolveu a LOTaData, entre outros parceiros de dados, em seu projeto City Analytics para ajudar as administrações públicas a estimar os fluxos de mobilidade e a eficácia das medidas de bloqueio durante a emergência do Covid-19. A startup está colaborando com sucesso no fornecimento de dados para análise da matriz de destino de origem nas principais cidades e regiões da Itália e da Espanha. Aproveitando esses dados, o Enel X City Analytics elabora e fornece “insights” que permitem aos governos locais, regionais e federais avaliar os efeitos de seus pedidos de estadia em casa.

Por meio do trabalho conjunto com a equipe Enel X em projetos do City Analytics, a LOTaDATA se expandiu para desenvolver soluções que influenciam positivamente as decisões atuais e futuras da administração pública. “Acreditamos que as grandes empresas e startups devem encontrar formas de retribuir e melhorar as cidades, bairros e comunidades que nos ajudam a ter sucesso em primeiro lugar”, opina Kumar. Ele prossegue, mencionando que "a equipe Enel X segue essa mesma filosofia, o que os torna únicos no mundo corporativo de hoje".

A iniciativa City Analytics prova que, se permanecermos juntos, não haverá obstáculo que não possamos superar e, por meio do poder da inovação, tecnologia, “Big Data” e boas ideias, podemos nos unir e construir um mundo mais sustentável.