{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Pedius, acessibilidade como prioridade para nossos clientes

Pedius, acessibilidade como prioridade para nossos clientes

O recurso menos disponível para surdos? Independência. E, para garanti-la aos nossos clientes, a Enel iniciou a colaborar com a startup Pedius, a fim de se tornar a primeira empresa de energia a transformar serviços de telefonia em plenamente acessíveis.

{{item.title}}

Em abril de 2018, o Grupo Enel iniciou uma colaboração com a startup Pedius com o objetivo de se tornar a primeira empresa de energia a transformar serviços de telefonia plenamente acessíveis, por meio do uso da App da Pedius. Tal App, permite que pessoas surdas e com deficiência auditiva façam chamadas telefônicas diretas, isto é, sem auxílio intermediário.

A parceria, firmada com o apoio e empenho da Enel, surge da necessidade de resolver o desafio de como integrar pessoas com problemas auditivos e facilitar sua comunicação, tanto em casa, como no trabalho.

Numa perspectiva interna do Grupo, a colaboração com a Pedius visa inserir plenamente os funcionários da Enel, permitindo-lhes fazer chamadas telefônicas, interagir com o call center da empresa e participar de conferências online. Externamente, a implantação dessa iniciativa oferece serviços de telefonia para surdos, sejam esses já clientes, ou potenciais interessados ​​em informações sobre os serviços da Enel.

O fundador da Pedius, Lorenzo Di Ciaccio, teve a inspiração de criar a startup ao assistir uma entrevista na TV, onde uma pessoa surda, Gabriele, contava que após sofrer um acidente de carro ele não conseguia entrar em contato com os serviços de emergência por conta da falta de acessibilidade para surdos. Lorenzo lembra que era “um absurdo que não houvesse tecnologia para chamar um guincho ou uma ambulância”. Ao perceber a necessidade de outras pessoas como Gabriele, Lorenzo passou seis meses trabalhando incansavelmente no desenvolvimento de uma tecnologia que, mais tarde, se tornaria a Pedius. Após duas mil chamadas de teste, o aplicativo foi lançado oficialmente em 2013.

Embora a tecnologia para o funcionamento do Pedius seja complexa, o uso do aplicativo é simples: usa a tecnologia sofisticada de “Voice Over Internet Protocol” (VoIP), convertendo sons em texto e vice-versa. Ao fazer uma chamada, os usuários podem usar sua voz ou enviar uma mensagem de texto ao destinatário. Então, o Pedius converte a mensagem em uma gravação de voz que o destinatário da chamada escuta. Quando o receptor pronuncia a resposta, Pedius a grava e a converte em uma mensagem que o usuário pode ler em tempo real. Além disso, o único requisito para usar o aplicativo é uma conexão à internet.

Centros de Serviços de Telecomunicação Relay existem em muitos países como apoio às pessoas surdas. Porém, esses serviços podem ser caros, têm longos tempos de espera e nem sempre estão disponíveis 24 horas por dia. A introdução do Pedius responde a uma necessidade humana que antes não era satisfeita: a independência. 
Principalmente na Itália, onde não existe um serviço oficial de encaminhamento, Lorenzo e sua equipe reconheceram o maior desafio nas ligações básicas. Lorenzo comentou: "[o impacto é] geralmente medido em termos de simples retorno do investimento, mas medimos o retorno do investimento social. Calculamos quanto a sociedade ganhou com a nossa existência. Hoje, 20 mil consumidores usam o aplicativo todos os dias para fazer ligações e para suas necessidades básicas do cotidiano. 

Atualmente a Pedius trabalha no lançamento do serviço em novos mercados. Ano passado, a startup entrou com sucesso no Brasil, aumentando, em menos de seis meses, sua base de consumidores para mais de quatro mil usuários. O próximo passo é lançar o aplicativo no ​​mercado chinês: "[...] nosso objetivo obviamente não é ganhar dinheiro, mas ter o maior impacto [sobre nossos usuários] ... na China há um número significativo de surdos, por isso, devemos estar lá”. No ano passado, Lorenzo e sua equipe passaram várias semanas testando o aplicativo no mercado junto com cem usuários. Após seu sucesso, a Pedius agora trabalha na criação da melhor estratégia de entrada e procura parceiros para o lançamento no mercado chinês

A parceria entre a Pedius e a Enel nasceu de uma pesquisa em que a startup perguntou a seus usuários quais serviços de acesso eles precisavam. Além de recursos como sistema de saúde e serviços de emergência, a maioria dos entrevistados comentou que precisava se comunicar com seus prestadores de serviço. Seja para os usuários resolverem problemas com suas contas, ou seja para marcar uma consulta com um técnico, a Pedius entendeu a oportunidade de atender às necessidades de seus usuários e lançou sua ideia para a Enel. Lorenzo colaborou com Paola Magrini, gerente de pessoas com deficiência da Enel. “O trabalho [de Paola] é facilitar o cotidiano das pessoas com deficiência dentro da empresa. Ela foi a primeira pessoa a confirmar o impacto potencial do aplicativo para os funcionários da Enel. Magrini, também, foi nossa patrocinadora interna do projeto, no marketing e no atendimento do call center.

Não obstante parecesse uma colaboração improvável, Lorenzo descobriu na Enel um parceiro pronto para se comprometer. A equipe do Grupo se mostrou altamente motivada, enquanto esforços contínuos foram investidos no projeto para melhorar o local de trabalho e tornando-o inclusivo para todos nossos funcionários.

No que diz respeito ao desenvolvimento interno da iniciativa, Lorenzo lembrou que a Enel, não só organizou treinamentos técnicos para ensinar aos operadores como funciona o aplicativo, mas também, promoveu um seminário sobre o poder da diversidade.

Desde o lançamento de sucesso da iniciativa, o fundador da Pedius encoraja startups e outras empresas a buscarem parceria com a Enel. Além de produtos de energia, o empreendedor considera a Enel “a melhor em relação à inovação”: uma empresa com uma abordagem progressiva à sua própria evolução.

Após anunciar o projeto com a Enel, outras organizações que oferecem serviços semelhantes aos seus funcionários e consumidores, contataram a Pedius. “Agora que estamos lidando com outras empresas, nosso objetivo, e o próximo passo é conseguir algo semelhante no exterior”. “Com essa iniciativa, a Enel demonstra estar na vanguarda da inclusão para aproximar o setor energético a todos”.

O aplicativo Pedius é gratuito para download e está disponível nas plataformas iOS e Android em nove países e em seis idiomas. Para mais informações sobre a Pedius e seus serviços, visite o site.