{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Reimaginando a criatividade: como inovar a inovação

Reimaginando a criatividade: como inovar a inovação

{{item.title}}

Não existe uma compreensão universal sobre a criatividade e a inovação, embora esses conceitos culturais transpassem todas as nossas vidas. Encontramos a criatividade e a inovação na literatura e na música, mas também na ciência e na tecnologia. Por que essas ideias são tão difundidas, mas ao mesmo tempo tão ambíguas? E o que isso significa para nós?

Para responder a essas perguntas, em 2018, as Nações Unidas designaram o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, para “conscientizar sobre o papel da criatividade e da inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano”.

Apesar de o Dia Mundial da Criatividade e Inovação ser um conceito novo, a criatividade e a inovação não são. A palavra “criatividade” surgiu no século XIV, e o termo “inovação” conquistou seu significado moderno no início do século XIX. Se pensarmos em quando esses termos foram inventados, em períodos de imensa transformação como o Renascença e a Revolução Industrial, podemos entender sua origem: a mudança.

 

Criatividade e inovação: dois conceitos definidos pela mudança

Não é de se surpreender que o nosso entendimento desses conceitos também evoluiu com o tempo. Por exemplo, a criatividade era associada somente a arte, psicologia, literatura e publicidade até os anos 60, quando seu uso se estendeu aos setores da educação, negócios e economia para descrever o uso da imaginação para criar coisas. Do mesmo modo, a inovação passou por uma mudança conceitual nos anos 80, quando começou a ser relacionada com novas tecnologias e seus efeitos econômicos e sociais.

Agora, em 2022, no contexto do panorama tecnológico e digital em rápida transformação, a criatividade e a inovação se tornaram clichês do dia a dia. Até o fechamento deste artigo, a palavra “Innovation” já possuía mais de 4 bilhões de resultados de busca no Google. Este termo se tornou tão integrado ao jargão do mundo dos negócios e à mídia mainstream que, ironicamente, é difícil dizer qualquer coisa de novo sobre a inovação.

Ainda assim, com tudo que se fala sobre elas, a criatividade e a inovação continuam indefiníveis.

De acordo com a UNESCO, quase 2 trilhões de dólares são gastos por ano com inovação, gerando tecnologias revolucionárias que vão de avanços na saúde pública à energia renovável. Entretanto, a inovação é um compromisso complexo e contínuo, e o investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) não vem sempre acompanhado de avanços bem-sucedidos. Além disso, somente 10 países somam mais de 80% dos gastos mundiais com P&D, o que significa que muitas ideias criativas nunca terão a chance de se desenvolver.

Mais importante, novas tecnologias nem sempre se traduzem em impacto social positivo. Não precisamos ir além dos danos ambientais causados pelos Bitcoin – cuja mineração consome 142,44 terawatts-hora, mais do que o consumo anual da Noruega – para entender que nem toda tecnologia é sustentável.

 

Reimaginando conceitos fundamentais para o futuro

Por isso, para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação este ano, a Enel quer tentar uma abordagem aparentemente paradoxal: estamos voltando às origens para focar no futuro. Ao pensar na criatividade e na inovação não como clichês, mas como processos contínuos e iterativos, damos um novo significado a esses conceitos, como caminhos para o impacto social e a sustentabilidade.

Enxergar a inovação e a criatividade como processos em vez de produtos não é um luxo, mas uma necessidade. A inovação e a criatividade estão intimamente ligadas à mudança, então, tratá-las como produtos estáticos deixa pouco espaço para a agilidade e o crescimento. Em um futuro incerto, a habilidade de internalizar e provocar a transformação são essenciais.

O que é inovador hoje pode ser obsoleto amanhã. E esse é o xis da questão.

{{item.title}}

Criatividade, inovação, e agora, Innovability®

Esta ideia se alinha com as necessidades do futuro. Em seu relatório “O Futuro do Trabalho” de 2020, o Fórum Econômico Mundial descobriu que 50% de todos os trabalhadores irão precisar de uma reciclagem até 2025. Por causa das mudanças nas dinâmicas de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos, eles definiram a criatividade, inovação, originalidade, pensamento crítico e solução de problemas complexos como as habilidades mais necessárias para o futuro.

Essa nova mentalidade nos permite descobrir soluções originais para desafios previstos e imprevistos, em vez de reagir a problemas existentes. Porque assim como a criatividade e a inovação são interativos e interdisciplinares, os desafios globais também são.

A pandemia global e as mudanças climáticas nos ensinaram que, ao passo que nos tornamos mais globalizados, nossos problemas também se tornam cada vez mais globalizados. Os riscos sociais e ambientais são considerados os maiores desafios enfrentados mundialmente, e as mudanças climáticas e a erosão social são as questões mais importantes. 84% dos especialistas estão aflitos ou preocupados com a situação do mundo.

É por isso que precisamos de um novo olhar sobre a inovação e a criatividade: um olhar fundamentalmente enraizado na renovação, que rompa barreiras geográficas, culturais e econômicas. Tecnologias inéditas são inúteis se não forem sustentáveis, impactantes e pensadas para os seres humanos.

Com isso em mente, a Enel criou um novo conceito para a renovação: a Innovability®. Este termo patenteado engloba a sinergia entre a inovação e a sustentabilidade, que move o nosso trabalho. No nosso ecossistema Open Innovability®, juntamos mentes criativas de diversas fontes para transformar ideias em projetos de impacto. Através de uma síntese de crowdsourcing e conexões de startups nos nossos Innovation Hubs e Labs globais, a Enel continua a liderar a transição energética. 

A filosofia Innovability® da Enel não orienta somente o nosso trabalho, mas também nos alinha com startups que compartilham visões parecidas de inovação e sustentabilidade. Esse é o caso da Prati Armati, que contribui com a sustentabilidade lutando contra a erosão do solo e a poluição usando sementes de grama fortes e de raízes profundas com uma tecnologia inovadora. No setor da robótica, a startup Aerones canalizou sua tecnologia inovadora para se tornar a primeira empresa do mundo capaz de fornecer manutenção a turbinas eólicas usando tecnologia automatizada e robótica.

Estas são somente algumas histórias de sucesso entre centenas, mas a Enel só tem um objetivo para o futuro: continuar no caminho da criatividade, da inovação e da sustentabilidade.

 

O futuro da Enel: criatividade, inovação e sustentabilidade

Para valer a pena, a inovação deve ser sustentável. Quando criatividade e inovação se integram ao DNA de uma empresa, se transformam de simples objetivos em meios para promover o bem-estar das pessoas e do planeta. Precisamos inovar até que a renovação se torne a regra. Então será o momento de renovar novamente.

Nós vimos que a “criatividade” surgiu no século XIV e a “inovação” no século XIX. Agora, no século XXI, com as rápidas transformações no panorama global, chegamos a mais um momento crucial da história. No Dia Mundial da Criatividade e Inovação deste ano, a Enel quer refletir não somente sobre os impactos que estes conceitos terão no futuro, mas no futuro desses próprios conceitos. Em poucos anos, poderemos precisar de um novo termo que reflita nossos desafios contemporâneos e suas respectivas soluções. A Innovability® pode ser o próximo passo.