{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

O poder da customização: Guglielmo e Enel otimizam a experiência do cliente

O poder da customização: Guglielmo e Enel otimizam a experiência do cliente

A Enel colaborou com a Guglielmo, um fornecedor de tecnologia que desenvolve soluções originais de hardware e software no campo da conectividade sem fio para os mercados de varejo, indústria e administração pública.

{{item.title}}

Na cultura atual de imediatismo e conectividade constante, fornecedores de tecnologia inovadores como a Guglielmo são fundamentais para atender às crescentes demandas dos consumidores, que esperam serviços rápidos e personalizados em todos os setores. 

Uma pesquisa da Adobe Commerce revelou que 67% dos consumidores disseram querer ofertas personalizadas com base em seus hábitos de consumo, tanto online quanto na loja, enquanto 52% dos consumidores acreditam que a satisfação aumenta à medida que as experiências digitais se tornam mais personalizadas, de acordo com o Twilio Segment. No entanto, de acordo com a Gartner, 63% dos líderes de marketing digital continuam lutando para oferecer experiências personalizadas aos seus clientes, o que sugere que há muitas oportunidades inexploradas no setor.

Guglielmo, que atualmente se concentra no projeto e desenvolvimento de soluções originais de hardware e software, conseguiu se adaptar à evolução das demandas dos consumidores para garantir que sua tecnologia permaneça relevante no mercado em constante mudança. Agora, por meio de sua parceria com a Enel, eles estão otimizando a experiência do cliente nas lojas da Enel em toda a Itália. 

 

Adaptação a um mercado de tecnologia em constante mudança 

A empresa italiana foi fundada em 2004, antes da existência dos smartphones e da ideia de conectar um laptop de forma "nômade", o que representava desafios tecnológicos significativos. "Parecia evidente para nós que a demanda por sistemas de conectividade sem fio estava destinada à distribuição em massa", explica Giovanni Guerri, CEO e fundador da Guglielmo. Tendo encontrado uma lacuna no sistema, os três fundadores decidiram aplicar sua formação universitária em engenharia de telecomunicações para desenvolver a Lumen, a primeira plataforma da Guglielmo para o gerenciamento de redes WiFi geográficas ou de grande porte. 

"É claro que as perspectivas dos clientes em relação ao acesso sem fio mudaram muito ao longo dos anos, por isso também mudamos como empresa em termos de nossa abordagem para o desenvolvimento de produtos", afirma Guerri. Guglielmo expandiu seus negócios de produtos de rede para o desenvolvimento de produtos de software, transformando a empresa em uma empresa de software completa que desenvolve aplicativos para o mercado de redes e outros. "Portanto, o que era fundamentalmente nosso negócio principal, e continua sendo uma parte importante do que fazemos, foi complementado por essa capacidade de desenvolver aplicativos originais em áreas de negócios muito diferentes", continua Guerri. 

Guglielmo desenvolveu aplicativos significativos em uma variedade de campos, como marketing, mobilidade, envolvimento do cliente e segurança pessoal. "Uma de nossas principais prioridades no momento é descobrir como investir, considerando a extensão de nossos recursos, nosso tempo e a qualidade de nosso trabalho, para que possamos nos desenvolver em campos muito diferentes", continua Guerri.

{{item.title}}

Guglielmo está otimizando a experiência do cliente da Enel 

A empresa começou a trabalhar com a Enel este ano, depois de vencer uma licitação para a criação de áreas WiFi nas lojas do Grupo em toda a Itália. O objetivo do projeto era entender os hábitos e interesses dos clientes da Enel que visitam esses espaços para projetar serviços e comunicações personalizados. O projeto está totalmente operacional há alguns meses, mas Guglielmo pretende reunir dados mais precisos sobre como interagir efetivamente com os clientes da Enel no segundo semestre de 2023.

"O uso de uma rede WiFi em um espaço público para obter informações sobre os clientes é relativamente comum, portanto, a possibilidade de desenvolver um sistema desse tipo para um parceiro como a Enel nos oferece a oportunidade de compartilhar um projeto de credibilidade e profissionalismo especiais", diz Guerri. Guglielmo é muito sensível à questão da proteção de dados e sua tecnologia garante que a privacidade do usuário seja sempre protegida e nunca divulgada sem consentimento explícito.

"Embora estejamos acostumados a trabalhar com grandes empresas, a experiência com a Enel foi única porque, apesar do grande porte da empresa e dos procedimentos desafiadores exigidos, o caminho para o sucesso estava muito claro desde o início do projeto", afirma Guerri. 

 

Atendendo a necessidades ocultas por meio da inovação 

A maturidade dos principais produtos e serviços da Guglielmo é um fator fundamental que a diferencia dos concorrentes e, em 2021, ela foi certificada como uma PME inovadora pelo Ministério de Negócios da Itália e Made in Italy. Quando perguntado sobre o significado de inovação para a Guglielmo, Guerri respondeu: "Inovação significa responder primeiro às necessidades que podem ser sentidas, mas ainda não vistas." 

A cultura atual de imediatismo exige que as empresas se adaptem aos mercados em evolução tão rapidamente quanto as necessidades dos consumidores mudam e, apesar do desafio, a Guglielmo conseguiu responder às mudanças por meio da inovação. 

"Como todas as empresas, estamos tentando identificar as oportunidades oferecidas pelo mercado para um crescimento orgânico e bem planejado. Os últimos investimentos estão direcionando a Guglielmo para o mercado de redes sem fio profissionais para a indústria e a logística, com soluções patenteadas que desenvolvemos recentemente e que estão nos trazendo grande satisfação", diz Guerri sobre o futuro de sua empresa. 

Enquanto isso, a Enel e a Guglielmo continuarão a otimizar a experiência do cliente em todas as lojas do Grupo para garantir a fidelidade e a satisfação com nossos serviços.