{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Enel e Power to Hydrogen: impulsionando a descarbonização através do hidrogênio verde

Enel e Power to Hydrogen: impulsionando a descarbonização através do hidrogênio verde

A Enel Green Power está ajudando a escalar a Power to Hydrogen – uma startup focada em tornar o hidrogênio verde competitivo em respeito aos combustíveis fósseis, contribuindo para que indústrias de difícil descarbonização eliminem emissões.

{{item.title}}

Na luta contra as mudanças climáticas, existem indústrias onde a eletrificação direta não é possível, e elas são conhecidas como setores “de difícil descarbonização”.

Startups como a Power to Hydrogen – que têm a missão de acelerar a transição para uma economia baseada em energia limpa ao tornar o hidrogênio verde competitivo – desempenham um papel crucial, sobretudo ao ajudar a descarbonizar setores de difícil descarbonização. Agora, através de sua colaboração com a Enel, a Power to Hydrogen poderá validar sua tecnologia e atrair potenciais parceiros e investidores através de nosso exclusivo Programa NextHy Booster.

 

Aumentando a competitividade da energia limpa

A ideia da Power to Hydrogen, startup fundada nos Estados Unidos, foi pensada durante um projeto de pesquisa e desenvolvimento sobre novos materiais para eletrolisadores. “Tivemos uma ideia para melhorar o cell design que poderia mudar o aspecto financeiro do hidrogênio verde”, explica o CTO da e cofundador da startup, Paul Matter, que continua: “Percebemos que, se quiséssemos que essa abordagem promissora fosse útil, precisaríamos formar uma startup para comercializá-la”.

A tecnologia de ponta da Power to Hydrogen se baseia em um único cell design, que utiliza materiais de baixo custo e abundantes na natureza para proporcionar a geração on-site de hidrogênio. O carro-chefe da startup, Clean Energy Bridge, é um eletrolisador com AEM (Anion Exchange Membrane) que converte eletricidade renovável e água em hidrogênio a alta pressão e oxigênio, usando uma membrana alcalina não muito custosa. Essa tecnologia durável para a eletrólise permite a geração on-site de hidrogênio a alta pressão, o que resolve muitos dos problemas de logística na produção e no transporte do hidrogênio. “Setores industriais de difícil descarbonização são uma prioridade, mas o hidrogênio também pode ser um portador de energia para transportes de longas distâncias (por exemplo, marítimo e aéreo) ou armazenamento sazonal de longa duração, para que seja convertido novamente em energia, usando uma célula a combustível ou turbina, em cenários de altíssima penetração de renováveis intermitentes”, diz Matter.

Segundo Matter, “o hidrogênio é um pilar fundamental na transição para a energia limpa, porque muitos processos importantes, como a produção de fertilizantes, aço, vidro ou outros componentes químicos, só podem ser descarbonizados com um combustível a emissão zero”. Além disso, ao passo que mais renováveis são adicionadas à rede, haverá um excedente de eletricidade durante alguns períodos. Matter explica que “o hidrogênio nos permite pegar esse excesso de energia renovável e convertê-lo em algo útil, além de poder ser armazenado a um custo vantajoso”.

{{item.title}}

A estratégia de descarbonização da Power to Hydrogen e da Enel

A Enel identificou o hidrogênio verde como um pilar crucial em sua estratégia de descarbonização dos usos de energia, e enxerga isso como o complemento perfeito para a eletrificação direta. O Grupo lançou diversas iniciativas para fomentar o escalonamento de novas tecnologias ligadas ao hidrogênio, como a NextHy Booster, um programa acelerado que testa, valida e acelera tecnologias de startups no mercado em crescimento do hidrogênio verde.

O papel do Innovation Hub da Enel no Vale do Silício foi instrumental para o nascimento dessa colaboração. O Hub, que alavanca a expertise da Powerhouse – uma firma de inovação bem estabelecida na região da Baía de São Francisco e com conhecimento técnico significativo – foi em busca das melhores tecnologias emergentes para embarcar no potencial do ecossistema vibrante das startups do ramo do hidrogênio.

Ao tornar o hidrogênio mais acessível através de sua solução inovadora, a Power to Hydrogen está revolucionando a indústria da energia e desempenhando um papel central na mitigação das mudanças climáticas. A startup atualmente está produzindo alguns sistemas em pequena escala para demonstrações, e os primeiros já estão sendo testados pela Enel. Em especial, o sistema que a Enel está testando baseia-se no eletrolisador Clean Energy Bridge de 10 kW patenteado pela Power to Hydrogen. “Durante o nosso escalonamento, a Enel tem sido uma parceira valiosa na validação da nossa tecnologia e no apoio ao desenvolvimento da nossa estratégia de negócios”, diz Matter.

A Enel também está ajudando a Power to Hydrogen a estabelecer sua presença no mercado europeu. Matter continua: “Como startup, achamos que outras grandes empresas caminham a passos lentos no trabalho com empresas mais jovens, mas a Enel se dispôs a topar o desafio e será o primeiro cliente a validar a tecnologia”. Matter também espera que o programa “leve a mais colaborações de longo prazo”.

Matter diz que “a Enel tem uma rede de contatos, capacidade e ambições que podem ajudar a alavancar uma startup como a nossa, que possui recursos limitados”.

Paolo Prevedello, Engenheiro de Inovação em Armazenamento e Sistemas Híbridos da Enel Green Power e dono do projeto do programa NextHy Booster, diz que “A Power to Hydrogen está trabalhando incansavelmente para escalar sua tecnologia inovadora de AEM e alcançar o nível industrial, e está aproveitando ao máximo o potencial proporcionado por esta colaboração única para facilitar seu objetivo. Ao aderir ao Programa Nexthy Booster, uma startup pode se beneficiar com um plano de trabalho feito sob medida para atender às suas necessidades e focado na aceleração de sua transição industrial, além da possibilidade de validar sua solução de forma rápida e eficiente, tornando-se, então, uma importante referência para o mercado”.

 

Fornecendo hidrogênio como combustível a emissão zero para o mundo

A Power to Hydrogen tem grandes planos para o futuro e, graças à sua colaboração com a Enel, está prestes a concluir a Série A de sua rodada de investimentos, que auxiliará o desenvolvimento de sistemas de escala comercial, além de ajudar a estabelecer uma forte presença na Europa.

“A Enel tem um plano de ação ambicioso em termos de volume de produção de hidrogênio”, explica Matter. Ele complementa: “Pessoalmente, eu acho que esse plano de ação vai exigir novas tecnologias de eletrólise que possam acompanhar a demanda de energias renováveis e que sejam de baixo custo, ou seja, exatamente o que estamos desenvolvendo, para alcançar custos que possam competir com o gás natural”.

A transição para energias renováveis está se tornando cada vez mais urgente, e startups como a Power do Hydrogen estão demonstrando ser players importantes no novo paradigma para a geração de hidrogênio. Na Enel, buscamos continuamente apoiar tecnologias inovadoras que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e abrem o caminho para a transição energética. Matter enxerga isso como “uma grande parceria, agora e no futuro, para fornecer hidrogênio como combustível a emissão zero”. Ao contribuir para uma transição Net Zero, a Power to Hydrogen é a materialização do que ele define como ser inovador. “Inovação é um novo meio de resolver um problema, que melhora o mundo”, ele conclui.