{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Melhorando a biodiversidade em parques de energia renovável: Enel Green Power premia vencedores de desafio

Melhorando a biodiversidade em parques de energia renovável: Enel Green Power premia vencedores de desafio

A Enel Green Power lançou um desafio de Open Innovability® para valorizar a biodiversidade em parques de energia renovável, dar suporte a ecossistemas naturais e contribuir para os ODS 13 e 15. Três vencedores foram escolhidos por suas soluções inovadoras e sustentáveis. 

{{item.title}}

De acordo com importante relatório da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), a atividade humana já colocou mais de um milhão de espécies animais e vegetais em risco de extinção. Isso causou um impacto tangível na nossa economia, na sociedade e, é claro, no nosso planeta.

A perda de biodiversidade e as mudanças climáticas estão diretamente ligadas: em um ciclo destrutivo, as mudanças climáticas levam à perda de biodiversidade, o que piora a crise climática. Isso quer dizer que não podemos resolver um problema sem o outro. Precisamos de soluções que recomponham a degradação dos ecossistemas e promovam a descarbonização e um futuro sustentável.

 

Para cada grande desafio…

Para proteger a biodiversidade, o Grupo Enel envolve stakeholders locais e outros parceiros de diferentes contextos (por exemplo, universidades, centros de pesquisa, startups, ONGs, etc.) através da nossa abordagem Open Innovability®. Com isso em mente, a Enel Green Power (EGP), linha de negócios da Enel para a produção e gerenciamento mundial de energia renovável, lançou um desafio para encontrar soluções que melhorem a biodiversidade em parques de energia renovável.

Este desafio foi criado com três objetivos principais: primeiro, apoiar os habitats e ecossistemas existentes com energia renovável que garanta uma continuidade ecológica com a paisagem ao redor; segundo, evitar a perda de biodiversidade; e terceiro, contribuir para os ODS 13 e 15 sobre ações climáticas e ecossistemas terrestres.

{{item.title}}

…existem grandes soluções

Três vencedores foram premiados por suas soluções; o primeiro lugar recebeu 7.000 euros, e o segundo e terceiro lugares receberam 4.000 euros cada. Para um dos vencedores, a Enel Green Power adaptou e moldou a solução para um local específico.

A solução está sendo testada no Parque Fotovoltaico Pezouliotika, na Grécia, junto a testes agrivoltaicos. Como explica Maria Genovese, do Comitê de Meio Ambiente e Inovação em Mitigação de Impactos da Enel Green Power: “Escolhemos esta locação para focarmos na preservação de algumas espécies ameaçadas, auxiliando as borboletas locais que estavam em risco de extinção”.

A biodiversidade dos insetos é particularmente importante para o funcionamento dos ecossistemas. Apesar de ser o grupo mais rico em espécies da Terra, meio milhão de espécies de insetos estão em risco de extinção. Por esse motivo, a solução vencedora do desafio levou em consideração a biodiversidade dessa fauna importantíssima.

Maria Genovese continua: “Percebemos que, em nosso parque fotovoltaico Pezouliotika, uma das soluções vencedoras era muito propícia a criar um point de biodiversidade. As soluções implementadas garantiam espaço, habitat e alimento para espécies selvagens de polinizadores como abelhas e borboletas”.

 

Por um futuro sustentável

Por causa da interligação entre os desafios da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas, as soluções também estão conectadas. Para superar os desafios do futuro, precisamos de soluções interdisciplinares e sinérgicas para integrar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.

Por isso, na Enel, a inovação não começa no desafio, e não termina na solução. É uma filosofia guia, uma busca contínua pela colaboração com grandes mentes. No nosso modelo Open Innovability®, trabalhamos com startups e empresários para criar soluções sustentáveis por um futuro melhor e mais verde.

Quer se unir ao nosso movimento global? Confira nossos desafios abertos!