{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

myInvenio: como otimizar seus processos de negócios

myInvenio: como otimizar seus processos de negócios

A startup italiana myInvenio está realizando um projeto piloto com a Enel, a fim de aprimorar automaticamente os principais processos de negócios da organização, monitorando a conformidade e o desempenho.

{{item.title}}

À medida que mercados, setores e negócios mudam cada vez mais rápido, empresas também precisam se adaptar e quanto mais rápido, melhor. Se os dados são o combustível do século 21, sua análise inteligente é o aumento de energia para ajudar a encontrar novas maneiras de reagir às mudanças.

Por isso, em 2013 foi fundada a startup italiana myInvenio “para mudar a forma de analisar, monitorar e melhorar constantemente os processos de negócio”, explica o CEO, Massimiliano Delsante. É uma solução que realiza mineração de processos e cria uma cópia digital das operações internas de uma organização, já aplicada em um projeto piloto da Enel para melhorar algumas de nossas atividades. Agora, com a aquisição pela IBM, a empresa está alcançando um novo marco em sua jornada.

Então, como a tecnologia pode ajudar grandes empresas a compreenderem melhor seus processos e, ao mesmo tempo, serem mais eficientes e resilientes? Olhemos mais de perto.

 

Inteligência e automação para vencer

Como você pode saber o que funciona e o que não funciona nos mínimos detalhes dentro de uma organização? A solução “Process Mining” da MyInvenio visa aprimorar instantaneamente os principais processos de negócios, identificando automaticamente as atividades, enquanto monitora constantemente a conformidade e o desempenho. Tal solução atinge esse objetivo ao recriar um gêmeo digital real da organização em um modelo extremamente preciso que replica seus processos.

“MyInvenio permite melhorar os processos de negócios. Começamos com um rastreamento digital identificando quaisquer problemas existentes. Somos capazes de operar automaticamente graças ao nosso algoritmo e podemos obter “insights”, representar o processo e destacar qualquer tipo de “feedback”: quem está fazendo o quê, por que leva muito tempo para realizar uma tarefa e, assim por diante. Entender tudo isso é fundamental para as empresas”, explica Stefano Pedrazzi, VPde Vendas e Marketing da myInvenio.

{{item.title}}

A solução é baseada em uma análise de processos altamente detalhada, inteligente e aprofundada: ela oferece um Return on Investment (ROI) mensurável graças à inteligência artificial (IA), sistemas de análise avançados, simulações e análises "what-if". Com essa riqueza de informações e tecnologia, as organizações podem analisar modelos anteriores, monitorar atividades, desempenho e conformidade em tempo real, identificar gargalos, atividades e ativos críticos e, ainda, prever tendências de processos futuros.

{{item.title}}

myInvenio pode apoiar os clientes em cada etapa do processo. “Acompanhamos nosso usuário no processo de negócios de ponta a ponta. Analisamos o escritório, a equipe, o núcleo do negócio”, explica Pedrazzi. Por exemplo, ele tenta responder a perguntas como: “O projeto está funcionando conforme o planejado? Quais são os pontos críticos mais frequentes? O progresso é muito lento? A data de entrega muda com muita frequência? Isso envolve um desperdício de dinheiro?”, acrescenta. O objetivo final é usar as respostas para induzir ações destinadas a melhorar o processo e economizar dinheiro.

 

Um projeto piloto vencedor com a Enel

A startup oferece uma solução automatizada de business intelligence por meio de um aplicativo web que pode ser instalado diretamente no site do cliente. Desta forma, a equipe myInvenio consegue “extrair informações do usuário e oferecer uma análise e visualização do processo de forma interativa”, explica Pedrazzi. Veja como o projeto piloto myInvenio na Enel está se desenvolvendo.

 “Conhecemos a Enel há um ano e iniciamos um projeto juntos para entender o processo de compras”, conta Pedrazzi. O projeto piloto simulou a automação do registro de faturas para os países onde a Enel está presente. “Extraímos seis meses de dados e nos concentramos em como transformar o processo”, diz Alberto Franchi, Gerente de Projeto escolhido pela myInvenio para este empreendimento com a Enel.

{{item.title}}

 “Ao analisar a conformidade desse processo, percebemos que 65% dos casos não condizem. Ao comparar a realidade com as expectativas, é possível detectar ineficiências em nível de desempenho e custos. Também é possível estabelecer quais países obtiveram bons resultados e quais foram os mais relevantes em alguns casos”, explica o especialista.

myInvenio, fundada na Itália, já abriu escritórios nos Estados Unidos e Japão. Trabalhar com a Enel foi crucial para o nosso desenvolvimento. “Foi uma experiência positiva: atingimos nossos objetivos juntos e o projeto está se encerrando da melhor maneira possível”, afirma Franchi. Pedrazzi concorda: “O relacionamento com a Enel é muito importante para nós: não é todo dia que uma grande multinacional confia em uma pequena startup. Ter este tipo de visibilidade representa para nós uma grande oportunidade: sinceramente uma das maiores, até ao momento”.