{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Make My Day: solução integrada de Inteligência Artificial para veículos elétricos

Make My Day: solução integrada de Inteligência Artificial para veículos elétricos

O aplicativo integrado de inteligência artificial, Make My Day, otimiza o planejamento de rotas para motoristas de veículos elétricos e facilita a experiência de dirigir, tornando-a mais organizada e eficiente.

{{item.title}}

Não raro, andamos pela rua sem ouvir nenhum som e, de repente, temos um carro ao nosso lado. Esses veículos elétricos, silenciosos e sustentáveis, estão cada vez mais presentes em nossas estradas, uma vez que, estão se tornando mais acessíveis e, em alguns casos, até mais baratos de dirigir do que carros movidos a combustíveis fósseis. A tecnologia por trás dos carros elétricos, não só abre caminho para uma experiência do usuário futurista, mas contribui, também, para a meta da União Européia de se tornar neutra para o clima, ou seja, de emitir “zero poluentes na atmosfera” até 2050.

Pesquisadores prevêm que, até o ano de 2040, mais de 90% de todos os veículos de passageiros nos Estados Unidos, Canadá e Europa serão elétricos. Apesar destas previsões e, mesmo com todos os benefícios oferecidos por estes veículos, muitas pessoas continuam céticas a tal mudança de cenário. O fato de os postos de recarga não serem tão amplamente distribuídos como os postos de gasolina aumenta as barreiras de investimento nos veículos elétricos. Quer estejamos dirigindo nas proximidades ou em lugares distantes, descobrir que estamos com pouco combustível ou, neste caso, carga de energia, pode ser bem estressante.

Para otimizar seu uso, carros elétricos requerem um certo nível de planejamento de rotas. E foi esse desafio logístico que levou o empresário Cnaan Aviv a descobrir um problema significativo que precisava ser resolvido. O seu momento “eureka” ocorreu durante uma viagem à Europa, onde Aviv utilizou veículos elétricos e descobriu o quão frustrante e difícil era planejar uma viagem devido à falta de postos de carregamento de veículos elétricos. “Me dei conta que estava utilizando três aplicativos: um para achar estação de carregamento do carro, outro para as minhas reuniões e, ainda um terceiro aplicativo, para a navegação”, conta Aviv. Ele acrescenta, “às vezes, dirigindo em uma direção para uma reunião, me peguei dirigindo de volta na mesma estrada apenas para chegar a uma estação de carregamento”. Depois de ter experimentado pessoalmente esse inconveniente, Aviv decidiu colaborar com seu amigo e inovador Nisan Katz para fundar o Make My Day.

 

Um companheiro de viagem perfeito

Make My Day é uma startup B2B de Israel que usa um algoritmo inteligente baseado em decisões para assistência eletrônica à direção de veículos. Seu principal objetivo é fornecer uma solução sustentável integrada que auxilie a jornada do usuário tanto na estrada quanto fora dela, de modo holístico. “Nossa solução totalmente integrada considera muitos elementos: desde a estação de carga, motorista, bateria, veículo, calendário, estradas e muito mais”, informa Aviv. Essa conexão permite que o software de inteligência artificial (IA) crie rotas de direção ideais, seja por um dia, uma semana ou, até mesmo, meses. Aviv informa que esta tecnologia pode ser “integrada por meio de uma API para ser usada imediatamente ou como uma interface legal e fácil de usar com uma marca de marca branca”. Tal recurso faz o aplicativo Make My Day personalizável para as necessidades de qualquer negócio.

{{item.title}}

A startup foca em outros negócios, como frotas de veículos e soluções B2B2C, integrando o algoritmo e software em aplicativos existentes e software de fornecedores. De acordo com Aviv, o Make My Day se diferencia por “trabalhar com Fabricantes de Equipamentos Originais (OEMs) que fornecem seus dados por meio da infraestrutura do carro conectado, suportando conectividade Bluetooth dentro do veículo e instalando um dispositivo telemático que lê dados através do veículo”.

O mercado de veículos elétricos (EV) não foi afetado pelas circunstâncias e desafios de 2020. As empresas estão agora mais focadas do que nunca em direcionar seus esforços e compromisso com a sustentabilidade. “A demanda está aumentando à luz da crescente preocupação com a poluição do ar e com as emissões de dióxido de carbono, exacerbando os efeitos das mudanças climáticas e do colapso ambiental”, insiste Katz, o co-fundador do Make My Day. “Com o Make My Day, haverá menos barreiras para os motoristas e frotas que operam na Europa mudarem para veículos elétricos e, com essa transição, haverá menos poluição do ar na Europa e menos dependência de gasolina e óleo”, acrescenta. Segundo os fundadores, a startup tem um enorme potencial para impactar a sustentabilidade. “Estimamos que em até cinco anos, Make My Day vai ajudar a economizar 2 milhões e 300 mil toneladas métricas de dióxido de carbono por ano”, garantem. 

 

Uma estrada entrelaçada com Enel

Atualmente, a empresa vem focando em uma participação mais ativa no mercado europeu, principalmente na Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Suíça, além de Israel. “A colaboração com a Enel X é uma grande oportunidade para crescermos no mercado europeu e internacional”, destaca Katz. De fato, para contribuir com a missão da Enel de impulsionar constantemente o progresso sustentável, nossa divisão de negócios Enel X tem um grande foco em soluções de carregamento elétrico e frotas - e a co-criação do aplicativo junto com Make My Day desempenhou um papel crucial na inovação de nossos processos. 

O Make My Day conseguiu testar a solução por meio de nosso Laboratório de Inovação Enel em Tel Aviv, além de outros Centros de Inovação na Itália. “Temos novidades e soluções bastante interessantes que planejamos agregar”, afirma Aviv. De aprendizado de máquina e tecnologia digital dupla à otimização de veículo a veículo, a Make My Day é uma startup pronta para o sucesso. 

O co-fundador do Make My Day resume a ideologia de inovação mencionando que se trata de “ser criativo e original”. “Muitas vezes na indústria, as pessoas confundem inovação com tecnologia. Contudo, a tecnologia é simplesmente uma ferramenta e a inovação significa impulsionar novas ideias que irão beneficiar o mundo e a sociedade como um todo ”, explica. Portanto, vamos trabalhar juntos para levar adiante essas ideias e criar um mundo mais sustentável, movido a carros elétricos.