{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Nido Robotics, robôs submarinos para exploração subaquática

Nido Robotics, robôs submarinos para exploração subaquática

A Enel está colaborando com a startup Nido Robotics para implementar seu veículo de controle remoto para realizar missões de inspeção submarina e atividades de manutenção sem mergulhadores, de forma eficaz e com menor risco, tanto em termelétricas como em todos os outros locais onde são necessárias inspeções submarinas.

{{item.title}}

Em 2012, Roy Torgensen estava navegando ao redor de Papua Nova Guiné em uma expedição com um objetivo épico: procurar e documentar um avião de transporte militar australiano que desapareceu em 11 de setembro de 1945, apenas nove dias após o fim da Segunda Guerra Mundial. Durante a viagem, Torgensen percebeu que "ter um veículo operado remotamente (ROV) melhoraria muito esse tipo de esforço". Quatro anos depois, nascia a Nido Robotics na cidade espanhola de Murcia.

 “Comecei a procurar uma solução. Mas, não consegui encontrar nada barato, portátil e robusto o suficiente para operar em áreas remotas. Ficou claro que tínhamos que construir nossos próprios ROVs (veículos operados remotamente) para obter o que queríamos”, explica Torgersen, CEO e fundador da Nido Robotics. Junto com Enrique González, “que conseguiu se concentrar na resolução de problemas técnicos, enquanto eu me dedicava ao produto”, fundaram uma startup para desenvolver ROVs subaquáticos.

Os robôs submarinos produzidos pela Nido Robotics permitem aos usuários “realizar atividades de inspeção, coleta de dados, manutenção ou pesquisa de forma eficiente, a preços competitivos e sem envolver mão-de-obra humana”. O tamanho compacto de seus ROVs permite a entrada em áreas inacessíveis pelos mergulhadores para fazer inspeções com segurança. Aquicultura, mergulho profissional, centrais térmicas, investigação subaquática e inspeções de rotina em portos, incluindo portos turísticos, são alguns dos contextos em que a Nido Robotics auxilia nas operações.

 

 “Inovar é olhar curiosamente o cotidiano e tentar descobrir formas de melhorar processos, produtos e serviços já existentes. É ser implacável e incansável na busca de melhorias contínuas”.

Roy Torgersen, CEO e fundador da Nido Robotics

 

Um mar de recursos para estudar águas profundas

A Nido Robotics usa tudo relacionado à robótica para construir os ROVs, Torgersen destaca: “mecatrônica, eletrônica, sensores, software ... Também fabricamos muitos robôs, então temos que usar tecnologia de produção como impressão 3D, fabricação CNC, corte a laser etc. ".

Sibiu é o nome do robô submarino escolhido pela Nido Robotics em homenagem a "Seaview", um submarino apresentado no filme “Viagem ao fundo do mar”. Este robô “mergulha à uma profundidade de 300 metros e transmite vídeo ao vivo, por meio de um cabo até a superfície, conectado a uma estação de controle ”equipada com um controlador de gamepad "que controla o robô e qualquer carga que possa ser transportada", acrescenta o CEO.

Por exemplo, o robô possui sensores que medem parâmetros químicos como Ph, condutividade e oxigênio dissolvido, além de outros sistemas de coleta de amostras de água para análises laboratoriais, um sonar (aparelho de detecção por meio de som que permite a localização dos submarinos) que cria imagens 3D (ex.: fundo do mar) e um sistema que permite ao robô realizar a limpeza básica, entre outros trabalhos. “Adicionamos recursos todos os dias”, diz Torgersen. Em última análise, quem determina as funcionalidades é o cliente: “Nossos ROVs são como um computador que todos usam no dia-a- dia, mas cada usuário tem um software diferente instalado”. Na verdade, o Sibiu pode ser usado, também, para fins recreativos e/ou destinado a simples entusiastas de robótica.

 

Um robô para mergulhar por todo o mundo

A Nido Robotics já possui clientes em diversos países europeus, como Espanha, Alemanha e Dinamarca. Além disso, a startup está presente também na Coréia do Sul, Chile e nos Estados Unidos. “Sempre nos consideramos uma empresa com ambição global e, em 2019, queremos expandir em áreas da América Latina e, em 2020, da América do Norte e Ásia”, explica Torgersen.

A Nido Robotics foi descoberta em 2018 pelo nosso Enel Innovation Hub de Madrid. Na Espanha, “começamos a colaborar para desenvolver uma série de modificações e adaptações no robô que nos permitiram ampliar seu potencial de uso em usinas de geração térmica”, conta o CEO.

Agora fazemos mais atividades subaquáticas sem mergulhadores, reduzindo os tempos de intervenção e permitindo que os funcionários da usina façam inspeções sempre que necessário, o que foi uma evolução também para a startup espanhola. “A abordagem de inovação aberta da Enel é uma ótima maneira de trabalhar com startups, como cliente, mas também como acelerador de negócios ou de capital de risco corporativo. No final das contas, o ‘santo graal’ de todas as startups é um produto com boa aceitação pelo mercado e qual melhor maneira de encontrá-lo do que trabalhando com um grande cliente global?”, reflete Torgersen.

Agora a Nido Robotics está desenvolvendo um terceiro ROV destinado a se tornar "o Tesla do oceano", graças a "um conjunto de recursos que irão permitir que nossos robôs se tornem completamente autônomos". Com a Nido Robotics, estamos prontos para fazer um tour no mundo subaquático e viajar “vinte mil léguas submarinas”. Mergulhemos nessa!