{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Titan AES, um sistema avançado revolucionário no gerenciamento de bateria

Titan AES, um sistema avançado revolucionário no gerenciamento de bateria

A Enel está colaborando com a startup Titan Advanced Energy Solutions para melhoria dos sistemas de gerenciamento de bateria de íon-lítio e da sua precisão de medição, com objetivo de aumentar sua capacidade de utilização.

{{item.title}}

 “Na Titan não fazemos baterias, fazemos com que essas funcionem melhor”. Com este slogan, a Titan Advanced Energy Solutions (Titan AES) estabeleceu uma meta clara para ser alcançada no setor de energia. O motivo por trás dessa ambição deve ser apreciado: "queremos acelerar a transição para a eletrificação. A Titan é o nosso veículo para a geração de impacto positivo no mundo e para a construção de um legado para que nossos filhos possam desfrutar do planeta ", explica o cofundador e diretor comercial da empresa, Sean O 'Day.

 

O fator-chave de melhoraria da segurança e da otimização do tamanho da bateria

Os atuais sistemas de gerenciamento de bateria (BMS, na sigla em inglês) têm um problema de imprecisão que faz parte de todos os sistemas de bateria de íon-lítio no mundo: baseiam-se em estimativas, ao invés de medições. É por isso, que a startup Titan está desenvolvendo um sistema de medição e controle de bateria baseado em ultrassom para aumentar a capacidade da bateria, estender seu ciclo de vida e melhorar a sua segurança. A tecnologia é chamada ionView: "usa sinais ultrassônicos para medir, em tempo real, o estado de carga e a integridade das baterias ", explica O'Day.

Uma ferramenta que permite criar "um sistema de gestão extremamente preciso, aumentando a capacidade útil de uma bateria de íon-lítio em aproximadamente 20%, enquanto duplica seu ciclo de vida. O que significa menor necessidade de uso de baterias e consequente redução nas emissões de gases de efeito estufa, relacionados com armazenamento de energia ", esclarece, O'Day.

Além disso, a tecnonlogia ionView permite o uso mais seguro da bateria, monitorando e sinalizando a liberação de gás (do gás retido) mais rápido do que qualquer outro sistema de gerenciamento de bateria (BMS). Tal sistema avisa o operador que desta forma ele pode remover as células defeituosas como parte da manutenção padrão, evitando falhas potencialmente arriscadas.

 

 “Uma solução elegante que pode melhorar o conhecimento e a segurança de nossos ativos”

Gianluca Gigliucci, Chefe de Inovação em Armazenamento de Energia da Enel Green Power

 

Uma relação de trabalho com um futuro promissor

Na Enel, graças às nossas inúmeras colaborações e ao nosso recém-inaugurado Centro de Inovação, estamos ativamente em contato com a cultura de inovação do ecossistema tecnológico da cidade estadunidense de Boston. Com o envolvimento do Greentown Labs e do Diretor de Inovação da Enel Green Power, Sander Cohan, pudemos conhecer a Titan AES e iniciar um projeto colaborativo para o desenvolvimento de sua tecnologia.

"Como sempre fazemos com as startups, oferecemos à Titan a oportunidade de demonstrar o valor real do seu produto em desenvolvimento e pavimentamos o caminho para seu uso em larga escala", relatou o Chefe de Inovação em Armazenamento de Energia da Enel Green, Gianluca Gigliucci. Na verdade, além de definir os indicadores-chave de desempenho que o ionView deve atender para as aplicações Enel, a Enel Green Power, na fase de testes, envolveu também um de seus fornecedores de bateria, a Narada, a fim de acelerar a implementação da solução ionView.

 

"A cultura de inovação da Enel é arrojada, algo incomum para uma empresa de serviços públicos tradicional"

Shawn Murphy, cofundador, CEO e Diretor de Tecnologia da Titan AES

 

Shawn Murphy, Cofundador e Diretor Executivo / Tecnologia da Titan Advanced Energy Solutions, destaca as características únicas e inusitadas da Enel: "sua capacidade e desejo de trabalhar com startups de tecnologia em estágio inicial nos permitiu aproveitar muito as oportunidades em nível global antes do esperado. O Grupo tem um orçamento voltado para novas concepções e está pronto para investir em projetos de invenção tecnológica em estágio inicial: algo raro no mundo das concessionárias de serviços públicos tradicionais”.

Ao mesmo tempo, trabalhar com startups como a Titan Advanced é uma lufada de novos ares para a Enel. Temos um objetivo comum que, como explica O'Day, é "fornecer tecnologia comercialmente viável (ionView) para projetos Enel existentes e futuros". Além disso, "esta oportunidade permite que a Titan demonstre a legitimidade de sua tecnologia para uma empresa de serviços global, enquanto a Enel ganha uma vantagem competitiva como pioneira na indústria com a implementação de tecnologias de armazenamento de energia de ponta". O futuro da energia está chegando e com a Titan estaremos liderando o grupo.