{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

3 maneiras pelas quais a IA está acelerando a transição energética

3 maneiras pelas quais a IA está acelerando a transição energética

Por meio da análise de dados e monitoramento preventivo, a Inteligência Artificial (IA) irá desempenhar um papel fundamental na transição energética para fontes renováveis. Neste artigo, a Enel mergulha profundamente em como as tecnologias de IA apoiarão um futuro sustentável.

 

{{item.title}}
  • A Inteligência Artificial (IA) analisa dados para otimizar a eficiência energética, melhorar o fornecimento e as previsões de oferta e demanda de energia e aumentar a flexibilidade da rede.

  • Na transição para fontes de energia renováveis, as capacidades analíticas e preventivas da IA serão cruciais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

  • Três das maneiras mais promissoras pelas quais a IA irá acelerar a transição energética são: redes inteligentes, consumo otimizado de eletricidade e mobilidade elétrica.

 

A Inteligência Artificial (IA) é uma das maiores tecnologias do século 21, prometendo reestruturar fundamentalmente nossa sociedade. Essa ruptura não poderia vir em melhor hora: de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), em 2021 as emissões globais de CO2 relacionadas à energia aumentaram 6%, atingindo 36,3 bilhões de toneladas, o nível mais alto de todos os tempos.

É preciso reverter essa tendência. Para evitar uma crise climática irreparável, devemos descarbonizar e fazer a transição para fontes renováveis, numa mudança de paradigma fundamental de como produzimos e consumimos energia.

É aí que entra a IA. Estudos descobriram que 93% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ambientais da ONU podem ser alcançados com o auxílio de soluções de Inteligência Artificial. Além disso, os casos de uso habilitados para IA têm o potencial de ajudar as organizações a atingir até 45% de suas reduções de Intensidade de Emissões Econômicas (EEI) até 2030, dependendo do setor.

À medida que avançamos para um futuro livre de carbono, a IA está posicionada para acelerar a tão necessária transição energética.

 

IA e transição energética: um mundo orientado por dados

Nós já possuímos muitos dados para os humanos analisarem e estamos produzindo mais a cada dia. Com o surgimento da IoT, a International Data Corporation (IDC) prevê que, até 2025, haverá 175 zettabytes de dados globalmente. Mesmo quando tentamos colocar isso em perspectiva, esses números são insondáveis – levaria 1,8 bilhão de anos para alguém baixar tantos dados na velocidade de processamento atual.

As tecnologias de IA podem ser adotadas rapidamente e com uma ampla gama de utilizações, o que significa que mesmo pequenos ganhos em eficiência, capacidade de armazenamento ou flexibilidade podem resultar em grandes economias e reduções de CO2. Os modelos de IA podem levar a prognósticos mais precisos, melhorar o fornecimento e previsão de oferta e demanda de energia, aumentar a flexibilidade da rede e também otimizar a manutenção e operação de ativos.

Sendo assim, a Enel inaugurou recentemente o AI&Robotics Lab (IA& Robótica Lab) em Tel Aviv, Israel. Este mais novo laboratório em nossa rede global de inovação convida startups e empreendedores a encontrar soluções para a Inteligência Artificial (IA) e robótica em energias renováveis e redes elétricas. Ao buscar inovações em IA, podemos nos tornar mais eficientes em termos de energia, reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade ambiental.

 

Vamos dar uma olhada em três maneiras pelas quais a IA está ajudando a impulsionar o futuro da energia sustentável.

 

{{item.title}}

1. Redes Inteligentes

Percorremos um longo caminho desde a construção das primeiras redes elétricas em 1882. A rede, ou seja, é o sistema de linhas de transmissão, subestações, transformadores, etc., a qual fornece eletricidade das usinas de energia para sua casa, de modo que, quando você aperta um botão, a luz acende. O futuro dos sistemas elétricos é chamado de “redes inteligentes”.

Redes inteligentes são redes integradas com sensores, ferramentas de análise de dados, sistemas de armazenamento de energia, plataformas de gerenciamento de energia e outras tecnologias. Esses sistemas coletam dados de cada dispositivo na rede, que a IA pode analisar para otimizar a eficiência energética para os clientes.

A IA para previsão de energia é importante para equilibrar a rede, reduzir o congestionamento e melhorar a eficiência de fontes de energia renováveis, como solar e eólica. Como as empresas podem monitorar o fluxo de energia em tempo real, é possível fazer prognósticos para reduzir o consumo de energia durante os horários de pico, resultando em economia financeira para os consumidores e um planeta mais verde para todos.

Como parte de nossa estratégia Net-Zero para eliminar todas as emissões de CO2 da Enel até 2040, nossa abordagem Grid Futurability® combina infraestrutura robusta com soluções tecnológicas avançadas para tornar as redes elétricas digitais mais resilientes, participativas e sustentáveis. Até 2024, pretendemos atingir 81 milhões de clientes da rede, 63% dos quais serão digitalizados, graças à tecnologia de medidores inteligentes mais avançada do mundo, desenvolvida pela Gridspertise.

 

2. Consumo de eletricidade otimizado

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, os edifícios representam 39% das emissões de gases de efeito estufa globalmente, principalmente do uso de energia operacional. Dessa forma, a energia desperdiçada prejudica o planeta (sem falar no bolso das pessoas). Edifícios e residências inteligentes alimentados por IA podem resolver essas ineficiências, sendo assim uma etapa crucial no caminho para um futuro Net-Zero.

A IA pode ser usada em residências, escritórios e fábricas para aprender sobre o comportamento de pessoas e equipamentos, a fim de reduzir a eletricidade. Ao analisar os dados do sensor e a visão computacional, a IA pode determinar os níveis de ocupação e entender melhor os comportamentos térmicos de um edifício. Isso é bom para o meio ambiente: a integração de soluções inteligentes em edifícios existentes pode reduzir o consumo de energia da UE em 5-6% e reduzir as emissões de CO2 em 5%. Em um exemplo, o DeepMind AI do Google otimizou a eficiência para reduzir a energia usada para resfriamento em um dos data centers da empresa em 40%, representando uma redução geral de 15% na utilização de energia.

Está se tornando também cada vez mais comum que as pessoas tenham dispositivos inteligentes como a Alexa da Amazon e o Google Nest em suas casas. Até 2025, é previsto que haverá 478,2 milhões de casas inteligentes em todo o mundo. Esses dispositivos IoT (internet das coisas) permitem que os clientes monitorem seu consumo de energia e mudem seus hábitos para reduzir o uso desnecessário de eletricidade. Casas inteligentes também podem ajudar a atender a demanda de energia com fontes renováveis em vez de combustíveis fósseis. Por exemplo, soluções integradas de IA podem desligar automaticamente aparelhos não utilizados quando a energia é cara ou ligar quando a energia solar é barata e abundante.

 

3. Mobilidade Elétrica

Em 2019, as emissões do transporte rodoviário representaram 71% das emissões de gases com efeito de estufa da UE. Para descarbonizar, precisamos mudar para a mobilidade elétrica (e-Mobility) alimentada por eletricidade limpa e renovável em vez de combustíveis fósseis. Felizmente, espera-se que o mercado de veículos elétricos cresça muito nos próximos anos. Os analistas preveem que as vendas de carros elétricos podem aumentar para 31,1 milhões até 2030, respondendo por 32% da participação total no mercado.

A IA será fundamental para o setor de e-Mobilidade, com uma variedade de aplicações. Por exemplo, a startup B2B “Make My Day” com sede em Israel colaborou com a Enel para desenvolver um algoritmo inteligente baseado em decisões para assistência eletrônica na condução de veículos, ajudando os motoristas a planejar suas rotas com base em estações de carregamento elétrico. A Enel X também está colaborando com a plataforma global de software de IA “Optibus” para otimizar e gerenciar frotas de veículos elétricos de transporte público, como parte do plano para eletrificar e descarbonizar as cidades. Esses avanços impulsionados pela IA ajudarão a impulsionar o setor de e-Mobilidade e, portanto, a transição energética para um futuro mais sustentável.



Enel Open Innovability® e IA: juntos rumo a um futuro sustentável

Dada a taxa exponencial de desenvolvimento da IA, nós temos que buscar constantemente a inovação para nos mantermos na vanguarda. Dessa forma, a Enel procura colaborar com startups e empreendedores para construir um futuro mais inteligente e sustentável. Se você tem uma solução baseada em IA para melhorar os sistemas de armazenamento de energia ou tecnologias de energia renovável, confira nossos desafios.

Embora o futuro seja incerto, uma coisa é clara: os avanços tecnológicos estarão no centro das próximas mudanças ambientais, econômicas e sociais. Com a IA, podemos aproveitar a proliferação de dados para superar os desafios de hoje e prever as oportunidades de amanhã.



Leitura recomendada

Enel and Myst AI: Optimizing energy forecasts  

The Future of Electric Grid  

Artificial Intelligence: Enel plays a leading role at the London Summit

How artificial intelligence is boosting the circular economy