{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

1s1 Energy e Enel se unem para tornar o hidrogênio verde mais acessível

1s1 Energy e Enel se unem para tornar o hidrogênio verde mais acessível

A 1s1 Energy é uma startup dos EUA/Portugal  que desenvolve eletrolisadores de última geração para permitir a redução de custos na produção de hidrogênio verde. A startup se uniu com a Enel através do programa NextHy Booster para validar sua tecnologia e tornar o hidrogênio verde mais acessível em setores de difícil abastecimento.

 

{{item.title}}

O Hidrogênio verde está despontando como um elemento crucial na aceleração da transição energética, por conta do seu potencial de descarbonizar setores de difícil descarbonização, cujas emissões estão entre as mais difíceis de resolver.

De acordo com a Goldman Sach's, estima-se que o crescente mercado global de hidrogênio verde valerá US$ 11 trilhões até 2050, com o mercado europeu contribuindo com cerca de US$ 2 trilhões. Além disso, a demanda de hidrogênio pode variar de 150 a 500 milhões de toneladas métricas por ano até 2050, dependendo das ambições climáticas globais e do desenvolvimento de atividades específicas do setor, de acordo com a PwC.

Embora o hidrogênio verde já seja amplamente utilizado em alguns setores, ele ainda não atingiu todo o seu potencial de apoio à transição para a energia limpa devido aos seus altos custos de produção. O hidrogênio verde é produzido por meio de um processo de eletrólise, que usa eletricidade renovável para separar a água em hidrogênio e oxigênio.

A 1s1 Energy está desenvolvendo eletrolisadores de última geração para reduzir o custo de produção do hidrogênio verde. Agora, em parceria com a Enel Green Power, a 1s1 Energy está testando seu primeiro protótipo.

 

Acelerando o caminho para a descarbonização

A startup sediada nos EUA e em Portugal foi fundada em 2019 com a missão de desenvolver soluções economicamente viáveis e escalonáveis para reduzir drasticamente as emissões de carbono na próxima década. "Queríamos causar o maior impacto possível sobre as mudanças climáticas no menor prazo possível", explica Daniel Sobek, CEO e cofundador da 1s1 Energy.

A equipe já vinha pensando em novas maneiras de aprimorar a tecnologia de eletrólise por membrana de troca de prótons (PEM, na sigla em inglês) desde 2013. "No final de 2019, achamos que o momento era propício para combinar as nossas habilidades exclusivas e levar as nossas ideias de separação da água ao mercado", lembra Sobek.

A tecnologia da 1s1 Energy combina ciência de materiais profunda e inovações de engenharia com implementação prática e estratégia, com o objetivo de se tornar o fabricante líder mundial de sistemas de eletrólise PEM para produzir hidrogênio usando energia renovável.

 

Redução de custos de produção do hidrogênio verde

Há um esforço contínuo para melhorar a relação custo-benefício da produção de hidrogênio verde. A 1s1 Energy realizou uma análise abrangente, aprofundando-se nos princípios fundamentais, e fez uma descoberta notável. Atualmente, grande parte dos eletrolisadores depende de componentes que foram originalmente desenvolvidos há mais de três ou cinco décadas.

"Nossa estratégia de desenvolvimento de produtos consiste em criar novos materiais exclusivos que melhorem significativamente os níveis de eficiência, durabilidade e CAPEX do eletrolisador, mudando profundamente as regras do jogo", descreve Sobek.

A equipe está usando novos materiais para fabricar componentes de última geração e integrá-los verticalmente em séries eletrolíticas modulares para produzir o hidrogênio verde mais barato do mundo, a ser usado em aplicações centralizadas e distribuídas.

A nova tecnologia de materiais da 1s1 Energy reduz drasticamente a quantidade de metais do grupo da platina usados nos eletrolisadores PEM atuais. "A tecnologia da 1s1 também reduz a quantidade de eletricidade necessária para produzir um quilograma de hidrogênio, tornando o processo de eletrólise muito mais eficiente", acrescenta Sobek.

{{item.title}}

 

1s1 Energy participa do programa NextHy Booster

A startup está participando do Programa NextHy Booster da Enel Green Power, um programa exclusivo que testa, valida e acelera negócios e tecnologias de startups no crescente mercado de H2 verde.

A Enel Green Power já está testando o desempenho e a durabilidade do primeiro protótipo de série eletrolítica de próxima geração da 1s1 Energy. A colaboração alinha o desenvolvimento tecnológico da startup com as necessidades industriais dos futuros clientes, podendo ainda antecipar a validação comercial da sua tecnologia.

"A Enel tem sido muito flexível e prestativa na nossa colaboração, agindo rapidamente e disposta a correr riscos como o primeiro parceiro corporativo a validar o protótipo de série da 1s1 Energy", explica Sobek.

O apoio da Enel permite que a 1s1 Energy avance no fluxo de projetos-piloto cada vez maiores, abrindo caminho para a implantação comercial de módulos de 1 MW. Além disso, a validação da Enel reforçará os esforços de captação de financiamento da 1s1 Energy, uma vez que os investidores valorizam muito quando os produtos são testados por potenciais clientes.

 

Enel e 1s1 Energy unem forças na transição energética

A 1s1 Energy e a Enel compartilham a mesma missão: alcançar a descarbonização o mais rápido possível. Por se tratar de um bloco de construção química importante, o hidrogênio verde tem o potencial de substituir os combustíveis fósseis em diversos setores, facilitando assim o processo de descarbonização.

Juntas, a startup e a Enel estão acelerando o passo para zerar as emissões líquidas e seguirão desenvolvendo novas soluções para alcançar um futuro livre de carbono.

"Esperamos que o programa seja o primeiro passo em um relacionamento comercial longo e colaborativo. Em breve, os módulos de eletrólise da 1s1 poderão ajudar a catalisar os planos realcionados ao hidrogênio verde da Enel Green Power", afirma Sobek.

Você tem uma tecnologia de hidrogênio verde? Participe do programa NextHy Booster aqui!