{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Empoderamento de pessoas com deficiência auditiva: Parceria da Enel com Pedius

Empoderamento de pessoas com deficiência auditiva: Parceria da Enel com Pedius

A Enel reforçou sua parceria com a start-up Pedius para garantir que seus serviços nas lojas sejam totalmente acessíveis. A mudança ocorre depois que a Enel se tornou a primeira empresa de energia a oferecer serviços telefônicos totalmente acessíveis.

{{item.title}}

A independência é um bem precioso para as pessoas com deficiência auditiva, e é por isso que start-ups como a Pedius estão desempenhando um papel vital na promoção de mais inclusão nas atividades cotidianas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 1.5 bilhões de pessoas vivem com perda auditiva em todo o mundo, e esse número pode aumentar para 2,5 bilhões até 2050. A perda auditiva pode resultar em vários desafios, como dificuldade de comunicação com outras pessoas e atraso no desenvolvimento da linguagem em crianças. Esses desafios podem levar ao isolamento social, à solidão e à frustração, principalmente entre a população idosa que sofre de perda auditiva. 

A Enel e a Pedius estão trabalhando juntas para proporcionar maior independência às pessoas com perda auditiva. Pedius é um aplicativo móvel que permite que surdos e deficientes auditivos façam chamadas telefônicas sem intermediários, e essa parceria com a Enel está tornando essa tecnologia mais acessível e amplamente disponível.

 

Devolvendo a independência a pessoas com deficiência auditiva 

Lorenzo Di Ciaccio, o fundador da Pedius teve a ideia pela primeira vez ao assistir a uma entrevista na televisão com um homem surdo, chamado Gabriele, que não conseguia entrar em contato com os serviços de emergência após um acidente de carro. Di Ciaccio se lembra de ter pensado que era "absurdo que a tecnologia não estivesse disponível para Gabriele chamar um caminhão de reboque ou uma ambulância"

Percebendo que Gabriele não era a única pessoa que estava enfrentando esse problema, Di Ciaccio passou os seis meses seguintes trabalhando incansavelmente para desenvolver a tecnologia que mais tarde se tornaria Pedius. Depois de mais de 2.000 chamadas de teste realizadas, Pedius foi lançado oficialmente em 2013.

Embora a tecnologia que faz o Pedius funcionar seja complexa, o uso do aplicativo é simples: ele usa uma sofisticada tecnologia VoIP (Voice Over Internet Protocol) que converte sons em texto e vice-versa. Ao fazer uma chamada, os usuários podem falar ou enviar uma mensagem de texto para o destinatário. Pedius converte a mensagem em uma gravação de voz que o destinatário da chamada ouve. Quando o destinatário fala sua resposta, Pedius grava a resposta e a converte em uma mensagem para o usuário ler em tempo real. O único requisito para usar o aplicativo é uma conexão com a Internet que funcione.

"Até o momento, há apenas um outro aplicativo na França que oferece um serviço semelhante ao nosso, mas é apenas para reconhecimento de voz, ou seja, ele traduz as palavras do locutor em texto e pressupõe que a pessoa surda pode falar, mas não escrever", afirma Di Ciaccio. Ele continua afirmando que "todos os outros serviços exigem um intérprete como intermediário, portanto, a pessoa surda não é independente".

{{item.title}}

Uma parceria mais forte e mais unida

A colaboração entre a Enel e a Pedius começou em 2013. Ele foi motivado por uma necessidade identificada pelo departamento de Recursos Humanos de fornecer suporte para a inclusão de funcionários surdos. Graças a Pedius, os funcionários da Enel com deficiência auditiva estão agora totalmente integrados, permitindo-lhes fazer chamadas, interagir com o call center do Grupo, bem como participar de conferências via Skype. A tecnologia também oferece serviços telefônicos para surdos, sejam eles clientes atuais ou clientes potenciais que possam estar interessados em obter informações sobre os serviços da Enel.

Depois de quase cinco anos, Pedius e Enel estão fortalecendo sua parceria com a introdução de uma nova solução para os clientes da Enel com deficiência auditiva. A solução fornece tablets para apoiar os clientes da Enel que visitam as lojas e que traduzem diretamente as palavras do operador para o tablet, permitindo uma comunicação fácil entre clientes e funcionários.

"Além disso, Pedius implementou um serviço de tradução, e a presença internacional da Enel nos permitiu validar nossa solução na Enel Peru nos últimos dois anos", afirma Di Ciaccio. 

 

Criação de uma pegada de acessibilidade global 

Pedius está disponível em oito idiomas: Italiano, inglês, espanhol, português, francês, alemão, chinês e cantonês. Além dos serviços telefônicos para usuários, Pedius também oferece serviços de inclusão no emprego para funcionários surdos, apoiando-os na comunicação telefônica com colegas e fornecedores e fornecendo legendas durante as chamadas em conferência. 

 Além disso, oferece serviços de call center acessíveis às empresas, permitindo que pessoas surdas se conectem ao serviço de atendimento ao cliente da empresa por meio da tecnologia Pedius e se comuniquem diretamente com o operador.

"Nos últimos cinco anos, Pedius deu muitos passos à frente, o primeiro dos quais foi entrar no mercado chinês por meio de uma parceria com a CSL, a principal operadora de telecomunicações de Hong Kong, em 2019", menciona Di Ciaccio. Graças à sua parceria com a Enel, a Pedius também cresceu na Itália e conseguiu viabilizar serviços de emergência e de utilidade pública. Desde 2018, a start-up conquistou cerca de 23.000 novos usuários surdos, elevando o número total de usuários do aplicativo para 47.000, ao mesmo tempo em que adicionou 22 serviços acessíveis para empresas públicas e privadas, bem como serviços de emergência.

 

Apoio da Enel a start-ups inovadoras 

A Enel é conhecida por apoiar start-ups inovadoras e promover a inovação no setor de energia. Nos últimos anos, a Enel estabeleceu parcerias com várias start-ups que trabalham com tecnologias de ponta, como a Pedius. 

"O fato de um grande player como a Enel ter acreditado em nosso serviço e ativado muitos canais de acessibilidade para surdos nos trouxe muita visibilidade, especialmente aos olhos de outras empresas que decidiram embarcar no mesmo caminho de acessibilidade para surdos conosco", explica Di Ciaccio. 

O foco da Enel em inovação levou ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que beneficiam tanto a Enel quanto seus clientes. A parceria com a Pedius é um excelente exemplo do compromisso do Grupo em apoiar start-ups que podem ajudar a melhorar a vida de pessoas com deficiências.

"Em nossa colaboração com a Enel, o que nos diferencia é o fato de termos implementado vários serviços que atendem tanto aos funcionários surdos quanto aos clientes, tornando nossa parceria um esforço abrangente para alcançar a acessibilidade de 360 graus", conclui Di Ciaccio.