{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Crescimento da Aerones & Enel Green Power através do Programa RoBoost

Crescimento da Aerones & Enel Green Power através do Programa RoBoost

A startup letã Aerones é a primeira empresa no mundo capaz de fornecer manutenção para turbinas eólicas usando tecnologia automatizada e robótica. Após fechar a rodada de financiamento de 30 milhões de dólares, assinou um Acordo Marco Global de 6 milhões de euros para implantar, através do principal Programa RoBoost, serviços robotizados em toda a frota eólica global da EGP.

{{item.title}}

Tem havido uma evolução com esse objetivo em mente: de 40 metros em 1990, para 80 metros em 2000, para 145 metros em 2015. Quanto mais altas as turbinas, mais energia elas geram e, portanto, mais eficientes elas são. Mas isto leva à manutenção desafio como alcançar as lâminas é mais difícil e, acima de tudo, mais arriscado para os operadores.

A startup letã Aerones começou a pensar em como resolver o desafio de manutenção de turbinas eólicas em 2015, e agora está focada em sistemas avançados de manutenção automatizada de turbinas eólicas. Tornou-se a primeira empresa no mundo capaz de fornecer tais serviços de manutenção utilizando tecnologia automatizada. Sua solução está diretamente relacionada à sustentabilidade e à energia renovável. Isto está completamente de acordo com Innovability® e é a razão pela qual estamos trabalhando juntos neste objetivo.

 

A robótica cuidando das lâminas e do planeta

A Aerones começou como uma empresa de aeronaves que investigou oportunidades de limpeza na indústria de turbinas eólicas, mas logo percebeu que estava se concentrando na tecnologia errada e em 2019 mudou para um sistema robótico. "No início, pensamos que os drones seriam a tecnologia para fazer serviços para turbinas eólicas, porém, após um período de testes, entendemos que a tecnologia dos drones é adequada apenas para fins de inspeção. Desde o início, sabíamos que as turbinas exigem não apenas inspeções, mas também serviços de manutenção eficientes, por isso criamos uma tecnologia que pode fazer tudo isso. Desenvolvemos uma tecnologia robótica sob medida baseada em um sistema de guincho capaz de fornecer serviços precisos, seguros, de alta velocidade e qualidade excepcional para as turbinas eólicas de nossos clientes", explica o co-fundador da Aerones, Dainis Kruze.

O início da operação foi examinado pela Enel Innovation Hub Europe em 2018 e a primeira conexão foi estabelecida durante o Bootcamp da Enel Green Power no final daquele ano. Após o funil de inovação desenvolvido em conjunto com o departamento de inovação da Enel Green Power, as primeiras atividades em campo foram realizadas no contexto real de O&M em 2021 e hoje

A Aerones garantiu US$ 30 milhões em capital de crescimento para expandir seus negócios globalmente. O capital será utilizado para ajudar a empresa a atender a crescente demanda em um mercado que deverá atingir US$ 50 bilhões em valor até 2028.

Através deste apoio adicional, está revolucionando o processo normalmente complexo e dispendioso de inspecionar, manter e reparar a capacidade global de energia eólica. As soluções habilitadas por robôs da Aerones são até seis vezes mais rápidas, 40% mais eficientes e muito mais seguras do que as soluções convencionais, que envolvem técnicos certificados de acesso por corda, que são mais lentos, em falta de fornecimento, e incapazes de operar em condições climáticas adversas. 

{{item.title}}

Programa RoBoost

O Programa RoBoost é o carro-chefe da Enel Green Power para grande implantação de tecnologias robotizadas prontas para o mercado para atividades de O&M, principalmente em plantas eólicas e solares, alavancando toda a cadeia de valor a fim de aumentar a alocação de pessoas em atividades de valor agregado sempre com foco na sustentabilidade e também na economia econômica. 

Em 2022 implantamos atividades robotizadas de 16k com geração de atividades de valor agregado para todos os nossos participantes através de diferentes casos de uso, desde inspeções de drones até robôs de corte de grama e atividades de óculos inteligentes passando também pela manutenção robotizada em Geradores de Turbinas Eólicas e inspeções robotizadas internas em lâminas onde a AERONES representa um de nossos principais parceiros.

Fabio Bosatelli, Chefe de Automação e Robótica, declara: O Programa RoBoost está confirmando com fatos e atividades em campo que a robotização é realmente sustentável e totalmente integrada nos negócios - como de costume - gerando valor agregado para todos os nossos acionistas por um total de 15k horas em atividades de valor agregado graças às atividades robotizadas. A previsão é de um crescimento médio de 95% ao ano sobre atividades robotizadas e estamos estabelecendo colaboração com diferentes empresas que estão liderando este novo setor".

Bosatelli e Kruze lembram que "agora a EGP e a AERONES assinaram um acordo estrutural global de 6 milhões de euros para implantar em todos os países da EGP e sobre a frota eólica esses serviços robotizados sempre mantendo o foco certo na Inovação, apoiando tanto as necessidades das empresas quanto o crescimento e a localização da AERONES em todo o mundo".