{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Maior segurança em projetos graças à plataforma digital da EGP e da Builti

Maior segurança em projetos graças à plataforma digital da EGP e da Builti

A Enel está colaborando com a Builti, startup que fornece insights para empresas com base em dados sobre os riscos estruturais e infraestruturais, permitindo a tomada de medidas que melhorem a segurança das construções.

{{item.title}}

Avaliar riscos estruturais e infraestruturais, assim como garantir um ambiente seguro de trabalho, é primordial para o sucesso de uma empresa. Acidentes no local de trabalho podem ocorrer por diversos motivos, e as consequências muitas vezes são desastrosas. Mas graças a plataformas inovadoras que fornecem às empresas avaliações de risco rápidas e confiáveis, está ficando cada vez mais fácil garantir a segurança no local de trabalho.

Segundo a agência de estatísticas da União Europeia Eurostat, em 2020, o número de acidentes fatais de trabalho na UE diminuiu em 53 mortes em comparação com o ano anterior. Apesar do uso mais frequente de ferramentas de gestão de riscos nos últimos anos, o setor de construção ainda é o mais perigoso, com a ocorrência de mais de um quinto de todos os acidentes fatais em canteiros de obras. O efeito das mudanças climáticas – como enchentes, inundações e o aumento do nível do mar – em infraestruturas civis também traz novos riscos, que requerem ferramentas inovadoras para sua gestão.

Plataformas Como Serviço (PaaS) como a FIBA®, fornecida pela Builti – startup acelerada que fornece a empresas conhecimento crucial de seus riscos estruturais e infraestruturais – estão desempenhando um papel significativo no aumento da segurança no local de trabalho. Agora, através de sua parceria com a Enel, estão escalando e aumentando sua visibilidade.

 

Conhecimento é poder

A startup italiana Builti, fundada em 2018, surgiu como resultado das experiências de seus fundadores Massimo Bava e Enzo Castellaneta. A ideia da Builti veio quando os dois empresários notaram um problema fundamental na avaliação de riscos e na gestão de ativos das empresas onde trabalhavam. “Era uma abordagem natural para um problema importante que não tinha solução: como podemos priorizar intervenções de segurança em um conjunto amplo, heterogêneo e estruturalmente complexo de ativos, sem gastar mais do que podemos?” explica Castellaneta.

A Builti é uma fornecedora de PaaS que mede riscos estruturais de maneira efetiva e especialmente moldada para que gerentes de ativos possam tomar decisões imediatas para escolher a melhor linha de ação. Segundo Castellaneta, “a Builti responde às necessidades de gerentes de ativos e segurança de modo conciso, efetivo e rápido, a um baixo custo”. Ele continua: “Isso permite que os gerentes aprendam, priorizem e controlem os riscos estruturais de construções e infraestruturas em seu uso diário, funcional e produtivo por parte de stakeholders locais, em um contexto ambiental mais amplo”.

Sob o lema “Know to Act, Act to Know” (conheça para agir, aja para conhecer), a Builti propõe soluções em TIC que foram desenvolvidas por acadêmicos para fornecer um nível mais alto e rápido de reconhecimento em engenharia civil e segurança aplicada para qualquer análise. “A Builti, diferente de quase todos os outros competidores no mercado, não deseja agregar conhecimentos verticais específicos ao mundo da engenharia estrutural, mas sim entregar módulos de avaliação horizontais inovadores para construções e infraestruturas do setor, através de softwares envolvendo profissionais independentes que fazem parte dessa rede de pesquisa e inovação constantes fornecida por seu Comitê Científico especializado”, explica Castellaneta.

 

Sustentabilidade através da avaliação da pegada de carbono  

Canteiros de obras geram algumas das maiores pegadas de carbono, pois estão constantemente utilizando e fabricando concreto. Ao gerar conhecimento sobre os riscos de uma construção sem ter que implodi-la e reconstruí-la, a Builti também faz uma avaliação da pegada de carbono, fornecendo metodologias mais inteligentes e acesso facilitado aos indicadores ESG (ambientais, sociais e de governança) da empresa.

Avaliações de risco que utilizam o serviço FIBA® da Builti podem reduzir o tempo e o custo de avaliações periódicas em até 80% em comparação aos métodos convencionais. Até agora, mais de 700 engenheiros foram treinados para usar o software da Builti na Itália e no Egito, e a startup está atualmente em fase de testes na América do Norte.

{{item.title}}

Enel Green Power e Builti: avaliando a segurança estrutural sísmica e estática

A startup foi apresentada à Enel Green Power – líder global em geração de energia de fontes renováveis – em 2019, quando foi descoberto que o módulo FIBA®-RE.SIS.TO.® da Builti atendia às necessidades do Grupo na avaliação de vulnerabilidade sísmica de seus prédios. “Decidimos inovar na avaliação de vulnerabilidade sísmica de nossos prédios, então procuramos a Builti”, diz Marco Sbardella, Chefe do Departamento de Licenças e Meio Ambiente do Grupo Enel.

“O que nos conquistou foi a simplicidade da Builti e a eficiência de sua plataforma digital, que tem uma base técnica muito sólida”, comenta Sbardella. Ao fornecer uma lista clara de ações para gerenciar a segurança de nossos prédios, a Builti se tornou uma ferramenta de gestão fundamental para o vasto e complexo conjunto de infraestruturas da Enel.

Em 2022, uma avaliação mais ampla for iniciada em 1.800 pontes através do módulo FIBA®-LGP®, servindo mais de 300 Unidades Operativas em seis áreas espalhadas por todo o território italiano, tudo isso em apenas seis meses. Estamos com mais de 1.800 pontes em manutenção, desde pequenas passarelas a pontes estradais. Algumas são compartilhadas com administrações locais, que também possuem obras importantes de engenharia. Elas foram construídas em média 70 anos atrás, com os critérios de engenharia da época – mas são utilizadas até hoje, e por veículos mais pesados”, afirma Francesco Fornari, Chefe de Barragens e Infraestruturas Civis da Enel Green Power.

“Precisamos usá-las em segurança hoje, então nos perguntamos: como podemos fazer uma avaliação objetiva, em conformidade com as regras atuais, e de modo a conseguir direcionar os recursos onde são necessários? A Builti nos ajudou a utilizar uma abordagem na qual mobilizamos nossas próprias forças, mas, acima de tudo, forças que estavam presentes no mercado, com uma metodologia de avaliação de pontes – e de maneira surpreendente, na minha opinião”, conclui Fornari.

 

A inovação da Builti está escalando com a Enel Green Power

Graças à sua colaboração com a Enel Green Power, a Builti tem conseguido escalar muito rapidamente e vencer prêmios por sua inovação. Em 2019 e 2022, os projetos da Builti com a Enel venceram o SMAU Innovation Award, aumentando o crescimento e a visibilidade da startup. “A Builti é um exemplo de inovação integrada, propondo um novo modelo através de um novo produto que gerencia uma necessidade bastante conhecida. O valor que enxergamos não está somente no próprio produto, mas até mesmo nas externalidades geradas através da rede de técnicos e engenheiros treinados para usar a plataforma. Essa abordagem nos permite garantir a conformidade de nosso produto e age como catalisadora na adoção da solução”, diz Gioacchino Bellia, Chefe do Departamento Hídrico, Marinho e Geotérmico da Enel Green Power.

“A Enel é uma empresa única em sua essência, e representa o melhor da engenharia italiana. Muitos de seus prédios são obras de arte, arquitetura e engenharia”, explica Castellaneta. “Sendo uma empresa orientada pela sustentabilidade e pela segurança, temos trabalhado lado a lado com eles para aplicar a nossa metodologia em seus prédios e infraestruturas”, continua. Empresas como a Builti estão desempenhando um papel fundamental na melhoria da segurança no ambiente de trabalho, fator crucial para o sucesso de empresas como a Enel, devido à complexidade de sua infraestrutura. A Builti tem o olhar voltado para o futuro, com a missão de aplicar suas metodologias internacionalmente e construir uma solução em gestão de riscos estruturais que forneça aos clientes análises de dados e soluções importantes em todo o mundo.

A gestão de riscos é um dos fatores mais importantes a ser considerados por qualquer empresa. Precisamos garantir que a segurança de nossos trabalhadores continue à frente de nossos processos, e para isso, startups como a Builti estão criando soluções que respondem às nossas necessidades de maneira rápida, confiável e sustentável.