{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

A inovação trazendo sustentabilidade a infraestruturas: a Enel premia novos designs para gabinetes de rua

A inovação trazendo sustentabilidade a infraestruturas: a Enel premia novos designs para gabinetes de rua

Na procura por designers, start-ups, scale-ups, profissionais e empresas para criar gabinetes de rua sustentáveis, as três soluções com as ideias mais inovadoras foram premiadas pela Enel.

{{item.title}}

Ernesto Ciorra, Chief Innovability® Officer da Enel, uma vez disse: “Se inovarmos hoje, seremos mais resilientes e mais sustentáveis no futuro. E a sustentabilidade deve ser a meta mais importante, e a inovação, a ferramenta”. Através de uma busca constante por ideias inovadoras que possam resolver os desafios do amanhã, nossas Linhas de Negócios estão sempre procurando soluções sustentáveis que acelerem a descarbonização no mundo.

O desafio da Enel (Global Infrastructure and Networks) envolveu a busca por design e materiais inovadores para os gabinetes de rua sustentáveis da Enel. Após receber mais de 70 boas propostas, 3 soluções foram escolhidas pela Enel como as que nos ajudarão a criar um impacto de valor agregado em escala global.

 

O futuro circular das redes sustentáveis

Os gabinetes de rua são caixas elétricas construídas para distribuir energia e proteger os elementos contra curtos-circuitos e sobrecargas. Elas controlam a rede elétrica a baixa voltagem, e sua manutenção é feita pelos operários especialistas da Enel. Nos últimos anos, a Enel tem inovado nesse campo, desenvolvendo gabinetes conhecidos como “Smart Box” que contêm um bloco de terminais especial, interruptores remotos e um kit de sensores avançados para monitorar as medições de dados elétricos e ambientais.

Mas como podemos integrar a instalação desses gabinetes em ambientes urbanos e rurais? E mais importante, como podemos criar um design que siga os princípios da economia circular em todas as fases do ciclo?

O desafio foi buscar uma solução sustentável que estivesse de acordo com os requisitos técnicos e de segurança da Enel. Também buscamos soluções em design de gabinetes de rua que pudessem seguir uma abordagem circular na cadeia de valor com a terceirização de materiais, design e gestão de produção e resíduos que também fossem alinhados com a sustentabilidade e os ODS.

 

E os vencedores são…

Após uma longa busca pelo design perfeito para elevar os gabinetes de rua a um novo patamar, a Linha de Negócios encontrou três vencedores. Em primeiro lugar, a empresa de tecnologia japonesa NTT Data. O segundo lugar foi do engenheiro e arquiteto Eugenio Bini, e o terceiro lugar foi dos designers Sara Muscolo e Nader Al-Khatib.

Os designs de destaque refletem um impacto visual positivo e são exatamente o que estávamos procurando. O design vencedor da NTT Data é adaptável aos mais diversos ambientes. Devido à sua estrutura modular, ele facilita aspectos funcionais de uso como a manutenção, substituição e gestão sustentável dos componentes, e também obedece aos requisitos de segurança e proteção. Em termos de inovação pela sustentabilidade e circularidade, a solução incorpora uma mistura de materiais termoplásticos reforçados e reciclados, facilmente reaproveitados com os processos estabelecidos em comparação com os atuais mecanismos.

“Nossa meta inicial era estar abertos a sugestões, ideias e pontos de vista diferentes sobre os nossos gabinetes de rua”, menciona Pierluca Russotto, Scouting Referent in Innovation da GI&N. Ele continua, dizendo que “nossas expectativas foram atendidas ao recolher tantas propostas interessantes, inclusive de designers muito jovens, capazes de combinar de maneira eficiente os aspectos formais, funcionais e de sustentabilidade, trazendo inovação a esses três pilares”.

{{item.title}}

Atendendo às novas necessidades energéticas

Avançar em direção a uma sociedade carbon-neutral requer que todos participemos na criação de processos sustentáveis. Na Enel, estamos construindo uma rede de inovação aberta para encontrar soluções que atendam às necessidades da transição energética. Colaborando com o mundo do design, de jovens designers a profissionais experientes, trabalhamos com uma vasta gama de parceiros para cocriar com suas ideias revolucionárias, habilidades e soluções.

Juntos, nós nos arriscamos, enfrentamos desafios e usamos tecnologias avançadas para encontrar soluções que tornem o mundo melhor, mais verde e mais circular.

Nesse aspecto, Antonio Cammisecra, Head of Global Infrastructure and Networks da Enel, disse: “No caminho para um futuro mais eletrificado, a comunidade da inovação tem um papel fundamental, nos apoiando na transformação de todos os componentes de nossas redes de distribuição de energia em ferramentas sustentáveis para atingir a meta net-zero”.

O mundo da distribuição de energia elétrica possui diversas iniciativas em seus canteiros, como, por exemplo, a inovação dos projetos e materiais das subestações primárias e secundárias. Quer fazer parte desse movimento global? Descubra agora os nossos desafios!

Participe dos nossos desafios