{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Enel Green Power e Prati Armati®: a grama da parte sustentável é sempre mais verde

Enel Green Power e Prati Armati®: a grama da parte sustentável é sempre mais verde

Ao usar uma forte e enraizada semente de grama, a tecnologia de Prati Armati está pronta para combater a erosão e a poluição do solo. Essas plantas são livres de manutenção, duradouras e fáceis de configurar e incentivam a restauração geológica e a biodiversidade.

{{item.title}}

Você já prestou atenção à grama? Você sabia que há características surpreendentes que ajudam controlar a instabilidade hidrogeológica e a frear erosão e poluição?

Claudio Zarotti descobriu isso há vinte e cinco anos, quando se deparou com tipos específicos de grama com características incomuns e um sistema fortemente enraizado que poderiam suportar desastres naturais severos. Depois de anos de pesquisa, projetos e testes de campo, ele transformou essa descoberta inovadora em um negócio de sucesso: Prati Armati®. A empresa usa sementes de grama fortes, raízes sutis e sensíveis à localização para lidar com a erosão em encostas e aterros rodoviários e ferroviários, e nas margens de rios e riachos. Essas sementes podem recuperar e restaurar também áreas danificadas.

A startup italiana estabeleceu-se para difundir esta revolução verde, a partir da Itália. Na verdade, em 2018, a ENEL implementou essa tecnologia em uma instalação de energia eólica em Maida (Calábria) para combater a erosão do solo, em Isorelle (Piemonte) para resolver problemas de encanamento antigos e em uma usina hidrelétrica de Narzole (Piemonte) para estimular o crescimento da vegetação em uma área íngreme.

Embora haja um grande potencial para expandir, novas aplicações desta tecnologia ainda estão em sendo planejadas. Pesquisas adicionais são necessárias para implementá-la em várias infraestruturas ao redor do mundo para que substituam materiais poluidores e consumidores de alta energia. A colaboração com ENEL, em uma variedade de lugares, permite que a Prati Armati® simplifique o teste em diferentes tipos de solo, pedoclimas e níveis de exposição. Nosso compromisso compartilhado com o meio ambiente vai nos ajudar a identificar proativamente possíveis problemas na fase de lançamento.

{{item.title}}

Semeando um futuro sustentável

Você já deve ter ouvido dizer que, potencializando recursos naturais existentes, podemos ativar a capacidade restaurativa inata do planeta. E a Prati Armati® está fazendo exatamente isso.

As sementes de grama estão naturalmente disponíveis em todo o mundo e com suas raízes fortes, sólidas e adaptáveis, elas podem conter a erosão sem a necessidade de solos superficiais ou de componentes plásticos nocivos.

Vale a pena mencionar outro benefício sobre a capacidade da natureza de se recuperar. O de que tais plantas herbáceas são livres de manutenção, duráveis e crescem rápido e facilmente em solos extremamente áridos.Suas raízes de 4 a 5 metros de profundidade lhes dão acesso a nutrientes-chave para a reprodução e a sobrevivência das plantas, que servem também a tornar a paisagem mais bonita. A relva resultante é forte e perfeitamente compatível com os arredores biológica e esteticamente.

"O ponto forte dessa tecnologia é poder se adaptar ao local de destino, mantendo sua principal função. Estamos trabalhando, junto com a ENEL, em soluções sob medida para cada novo projeto que assumimos", conta Marcello Zarotti, que se juntou ao pai Claudio no trabalho de disponibilização dessa tecnologia em nível internacional.

Quando ENEL aplicou a tecnologia na usina hidrelétrica de Narzole, as espécies foram escolhidas cuidadosamente para se adequar ao meio ambiente. A área circundante sempre foi povoada por florestas e plantações de trufas, por isso, era vital respeitar a vegetação nativa. O nível de sucesso alcançado neste projeto permitiu testar aplicações de bioenergia em outras áreas.

 

As raízes de uma colaboração duradoura

A relação entre Enel e Prati Armati® data de quando Claudio Zarotti se formou na Universidade Politécnica de Milão com um projeto de conclusão de curso em um dos mais renomados centros de pesquisa da Enel que, também, era o local de nascimento do primeiro reator nuclear italiano, o CIRENE.

A Enel Green Power aumentou o alcance e a atratividade global da startup italiana em regiões onde as tecnologias geotécnicas e ambientais estão em alta demanda. "Enel Green Power promoveu o crescimento do Prati Armati®, endossando as conquistas garantidas pela nossa tecnologia. Nos permitiram se conectar com outros “players” internacionais e atualmente trabalhamos com muitas empresas italianas, privadas e públicas", revela Zarotti.

Vale a pena destacar que o foco da ENEL na sustentabilidade e as ideias inovadoras da Prati Armati® tornaram a colaboração uma parceria perfeita. "A ENEL sempre valorizou questões ambientais e ecológicas, se esforçando para aumentar a geração de energia sustentável e renovável", afirma Marcello Zarotti. "A pesquisa e desenvolvimento realizado ao lado da ENEL, ganhariam um lugar na liderança técnica e ambiental italiana, proporcionando soluções cada vez mais sustentáveis e econômicas ao que se refere à energia", complementa Zarotti

Além disso, nós da ENEL temos muito orgulho em fazer parcerias com empresas que incentivam os novos regulamentos das Nações Unidas (ONU) e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS’s) com o entusiasmo que fazemos: a Prati Armati® fez isso, armazenando até 400% a mais dióxido de carbono do que os tipos de grama convencionais.

Da próxima vez que você observar a grama, considere o que você está fazendo para salvar a natureza ou se você está testemunhando o trabalho de auto-preservação da própria natureza.