{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

De Algorab e Enel X, iluminação segura e sustentável para cidades inteligentes

De Algorab e Enel X, iluminação segura e sustentável para cidades inteligentes

A Enel X e a empresa italiana Algorab testaram e validaram uma solução de iluminação adaptativa para aumentar a segurança e eficiência dos sistemas de iluminação pública, graças a sensores de vídeo e algoritmos baseados em redes neurais.

{{item.title}}

Para atender às transformações funcionais e tecnológicas dos serviços de iluminação tradicionais, o departamento Innovability® da Enel X projetou e testou a Adaptive Lighting, uma solução integrada para iluminar ruas de forma eficiente, garantindo a máxima segurança para os cidadãos e economizando dinheiro na administração. A solução, que utiliza sensores de vídeo e algoritmos baseados em redes neurais, ajusta automaticamente os níveis de energia da iluminação pública com base na análise em tempo real do tráfego, das condições climáticas e da luz natural.

 

 “A iluminação pública é um dos aspectos mais importantes da infraestrutura urbana. Devido ao seu impacto no consumo de energia e na segurança urbana, uma gestão eficiente deste serviço é crucial para o desenvolvimento de cidades inteligentes sustentáveis”.

Sergio Gambacorta, Liderança Smart Cities e New Technologies no Innovability® Enel X

 

Para projetar, desenvolver e testar a solução, seguimos nossa abordagem de Inovação Aberta, que envolve startups e pequenas e médias empresas (PMEs) inovadoras. Hoje, graças à colaboração com a empresa italiana de tecnologia Algorab, estamos felizes em compartilhar os resultados obtidos em nossas instalações de teste para iluminação em Pomezia.

 

Encurtando distâncias com a tecnologia

Iniciamos essa jornada porque queríamos transformar nossa paixão em uma iniciativa empreendedora. Ambos sentíamos que era possível fazer mais no campo das aplicações de controle remoto", conta o presidente da empresa, Mirko Gremes, segundo o qual, a Algorab incorpora um espírito de inovação e transformação constante. "Embora, nossa empresa tenha sido fundada em 1992, nos consideramos uma startup permanente, pois revisamos e atualizamos nossas tecnologias continuamente com base nas mudanças das necessidades do mercado e da evolução tecnológica."

 

“Para nós, ser inovador significa olhar com os dois olhos: um voltado para as tecnologias e demandas atuais; outro para as potenciais aplicações e evoluções futuras "

Mirko Gremes, presidente da Algorab

 

A empresa fornece, entre outras aplicações, “uma solução de rede de sensores sem fio exclusiva e inovadora para postes urbanos.Por meio de tal rede, é possível controlar remotamente e gerenciar a iluminação pública. E, também, fornece uma infraestrutura de Internet das coisas (IoT) inteligente para serviços de cidades inteligentes”, explica Gremes. Os produtos da Algorab já estão disponíveis em países da Europa, Ásia, África e Oceania.

Os aplicativos Algorab para controle remoto foram desenvolvidos para serem usados em vários contextos. “Atualmente a iluminação pública é seu maior campo de aplicação, isto é, iluminação de cidades, túneis e estradas. Com base nessa mesma filosofia, desenvolvemos aplicações para outros contextos de iluminação exterior, como aeroportos, e interiores, como fábricas, escritórios, escolas e supermercados”, acrescenta Gremes. Outros campos de aplicação particularmente promissores são a radiodifusão e o setor ferroviário.

 

Comprometido com a vanguarda da tecnologia

Desde o início do projeto, trabalhamos com uma abordagem aberta, compartilhando bancos de teste e soluções tecnológicas, analisando recursos de ponta e identificando áreas de melhoria em conjunto, a fim de aumentar a eficiência e resiliência do projeto. Após cerca seis meses de análise documental, desenvolvimento de soluções e testes de campo, abordamos o processo de industrialização adicionando a solução Adaptive Lighting ao portfólio global e-City. Envolvida em todas as etapas, a Algorab é uma parceira valiosa para a implementação da solução.

 “A Enel nos envolveu em sua experimentação de Adaptive Lighting. Os relacionamentos começaram a partir de um acordo de parceria técnica, seguindo um processo reiterado, desde o projeto conjunto da solução e a experimentação, até os testes de integração da plataforma de Internet das Coisas (IoT) da Enel X e sua comercialização”, explica Gremes. Agora, “continuamos a trabalhar com a Enel X na melhoria contínua das soluções de Adaptive Lighting e estamos felizes por termos definido um esquema comum para aumentar a resiliência e o desempenho do produto”, conclui.

Juntos, temos o compromisso de estar na vanguarda da tecnologia. Portanto, continuaremos essas experiências juntos para descobrirmos novas aplicações. “Em resumo, a iluminação pública pode ser reduzida de acordo com o volume de tráfego e as condições de iluminação local, reduzindo o consumo, sem comprometer a segurança rodoviária”, conclui Gremes. Tudo sugere que a luz nas cidades do futuro será mais brilhante e inteligente.