{{ content.logo.text }}

  • {{searchSuggestions.title}}

Cinco considerações a serem feitas antes de embarcar em uma parceria com empresa

Cinco considerações a serem feitas antes de embarcar em uma parceria com empresa

{{item.title}}

Aumentar o valor para o cliente e impulsionar a inovação é mais importante do que nunca. Não apenas por causa da pandemia, mas devido à rápida evolução tecnológica que nem sempre é fácil para as empresas acompanharem. Ainda é possível para uma única organização buscar inovação com eficácia? Para Ernesto Ciorra, Diretor Executivo da nossa plataforma de financiamento coletivo Innovability®, se trata de embarcar em novos empreendimentos e navegar no futuro. Segundo Ciorra, seguir carreira solo não é uma opção.

É claro que a mudança interna e incremental, em resposta à competição global e às tecnologias disruptivas, é possível. Mas se as organizações desejam uma mudança exponencial, devem fazer parcerias com outras pessoas que as ajudem a pensar “fora da caixa”.

A primeira parceria corporativa é um marco emocionante para uma startup. Esse tipo de acordo, porém, deve ser um “ganha-ganha” para ambas as partes. As empresas podem fornecer economias de escala, capital, recursos e acesso geral ao mercado. As startups, por sua vez, estão revolucionando setores inteiros, da hospitalidade ao setor bancário, da mobilidade à energia e, trazem para o mercado uma nova perspectiva combinada com o talento de equipes bastante motivadas e versáteis.

De acordo com um estudo de pesquisa da Imaginatik e da MassChallenge, quase 45% dos entrevistados, de ambos tipos de empresa, citaram o ajuste estratégico como o fator mais importante para o sucesso e/ou fracasso de uma parceria entre empresa tradicional e startup. Levando em consideração as qualidades de ambas as partes, os empreendedores precisam refletir sobre seus valores e objetivos de longo prazo para decidir se uma parceria é adequada para a sua startup e que tipo de acordo irá ajudá-los a alcançar sua visão. Vejamos algumas considerações importantes para avaliar a efetividade de uma oportunidade entre empresa tradicional e startup.

 

1.   Encontre as pessoas certas

Ao fazer parceria com uma empresa, considere o problema exato que você está tentando resolver e para quem está tentando resolvê-lo. Com quem você deve interagir? “Os fundadores de startups muitas vezes tentam construir uma relação de parceria com o CEO da empresa, mas é melhor usar o CEO como um canal para encontrar a pessoa certa na organização e então cultivar essa relação de perto”, sugere Tina Sharkey, CEO e cofundadora da Brandless. Outra dica importante é sempre negociar que, pelo menos, dois pontos de contato se juntem à você na mesa de negociação: isso garantirá que a comunicação flua a contento com as pessoas certas.

 

2.   Considere diferentes métodos de trabalho

É sabido que startups trabalham em um ritmo mais rápido e com maior agilidade organizacional. Isso, às vezes, pode levar a ignorar estratégias operacionais e de RH, já estabelecidas. Em contraste, em grandes corporações, quase todas as decisões passam pelo crivo de todos os stakeholders antes de serem tomadas. Quando você combina os robustos processos corporativos com a flexibilidade das startups, cria-se uma estrutura operacional equilibrada. É possível aprender com a experiência corporativa para aliviar as “dores do crescimento”. Assim, para lidar melhor com a burocracia corporativa, seja claro nos regulamentos e procedimentos de aprovação corporativa. Deste modo, todos estarão alinhados à medida que o projeto avança.

 

3.   Otimize o projeto-piloto

Projetos-piloto tornaram-se a melhor maneira para empresas e startups apresentarem resultados rápidos e comprovarem o valor comercial de um produto. Com um grupo controlado de clientes e indicadores chave de desempenho (KPIs) claramente definidos para medir o êxito, um projeto-piloto bem elaborado proporciona relacionamentos de longo prazo com o cliente. Aproveite este programa para demonstrar que você tem um produto e um modelo de negócios viáveis. Ao negociar os termos de um programa-piloto, certifique-se de deixar claro o que você precisa. Se a empresa tiver visão de futuro e for aberta à inovação, ela vai concordar com condições justas.

 

4.   Mantenha uma comunicação consistente

Independente do modelo de negócio, a comunicação é um dos pilares importantes para o sucesso de qualquer empresa. Na posição de startup, não tema sua curiosidade e/ou tenha medo de fazer perguntas. Ser eficiente e direto é muito importante ao trabalhar com grandes empresas. Em suma, certifique-se de compreender tudo o que a empresa espera dessa colaboração, sem deixar de fazer valer os seus objetivos e expectativas sejam considerados também desde o início de uma parceria.

 

5.   Ajuste quando necessário

Como em qualquer outro negócio, vai haver obstáculos para se enfrentar neste caminho. Antes de seguir em frente, certifique-se de ter um plano de ação que inclua objetivos claros e um cronograma com margem de tempo suficiente para eventuais ajustes e implementação de planos de contingência, caso necessário. Com foco no progresso mensurável de ambas as partes, você pode garantir o sucesso, não obstante os obstáculos.

{{item.title}}

Vocês são mais fortes juntos

As corporações possuem recursos e reputação que as startups aspiram. Enquanto que, as startups têm a agilidade e as ideias inovadoras valorizadas pelas corporações. Trabalhar com uma grande corporação pode ser a melhor maneira de fazer sua startup crescer - contanto que você permaneça focado na essência do seu empreendimento. “Não faz sentido poluir a imagem da sua startup com muitos logotipos corporativos e se distrair na execução do projeto. Você fez essa parceria para acelerar a execução, não para desacelerá-la”, aconselha a CEO e fundadora da Brandless, Tina Sharkey.

Nós da Enel acreditamos muito na cocriação e, por isso, há mais de quatro anos, temos trabalhado com uma ampla gama de startups, além do setor de energia. Com o conceito de resiliência em nossas mentes, mesmo antes da crise da Covid-19, buscamos transformar e inovar a partir da compreensão das necessidades de nossos clientes e parceiros. Agora, que demos algumas dicas para esse tipo de parceria, você se sente pronto para uma colaboração?